ARENA PERNAMBUCO SOB INVESTIGAÇÃO

por | 14 ago 2015 | Geral

Arena de PernambucoArena Pernambuco

A Polícia Federal apontou fraude na licitação para a construção da Arena Pernambuco. De acordo com o delegado Felipe Barros Leal, as investigações da operação Fair Play, deflagrada nesta sexta-feira, mostraram irregularidades no processo licitatório e indícios de superfaturamento de R$ 42,8 milhões no projeto, que estava estimado em R$ 796 milhões. As informações são do poretal G1 Pernambuco.

– A fraude na concorrência internacional já está confirmada. Há uma projeção de superfaturamento e a constatação com precisão matemática será o segundo passo da investigação.

– A fraude na concorrência internacional já está confirmada. Há uma projeção de superfaturamento e a constatação com precisão matemática será o segundo passo da investigação.

Os policiais estão em várias sedes da empresa responsável pela construção, a Odebrecht. São cumpridos 10 mandados de buscas e apreensão em Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. No entanto, a ação está focada em irregularidades na Arena Pernambuco.

 – A denúncia é sobre a Arena Pernambuco. Nosso foco é a Arena Pernambuco. A ideia não é avançar em outras arenas. Documentos de outras arenas são importantes porque se transformam em padrões de custo – afirmou o delegado.

De acordo com o delegado, há indícios de que os terrenos que circulam a Arena tenham sido subvalorizados.

– O contrato não e só a Arena, é toda a área que circunda. Uma vez edificados, a construtora precisa pagar um percentual pelo terreno que gira em torno de 8%. A subavaliação de terrenos fez com que o empréstimo do BNDES fosse maior que o necessário. Quando você precisa obter X e obtém X+1, você está fraudando o empréstimo.

A assessoria de imprensa da Odebrecht em Pernambuco confirmou que seis policiais estão dentro do escritório da empresa no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, desde as 8h desta sexta. Ninguém foi levado para prestar depoimento.

A Vice-governadoria do estado, órgão público responsável pela obra, afirmou que só irá se pronunciar após receber detalhes sobre a investigação.

Por meio de nota, a Odebrecht informou que vai colaborar com as investigações. Confira, abaixo, a íntegra do texto:

A Construtora Norberto Odebrecht esclarece que na manhã desta sexta-feira, 14 de agosto, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em sua sede no Rio de Janeiro, bem como nos escritórios de São Paulo, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Brasília com o objetivo de coletar dados e informações relacionadas à Arena Pernambuco. A empresa tem convicção da plena regularidade e legalidade do referido projeto. A CNO reafirma, a bem da transparência, que sempre esteve, assim como seus executivos, à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e apresentar documentos sempre que necessário, sendo injustificáveis as medidas adotadas nesta data.”

Fonte; Globoesporte.com – Postado às 14:21

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais