ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE CLUBES NEGOCIA COM A FIFA NOVO MUNDIAL DE CLUBES COM 24 TIMES

mundial-de-clubesSe vingar, novo formato deverá agradar e muito os clubes brasileiros

Torneio mais almejado pelos times brasileiros, o Mundial de Clubes da Fifa poderá ganhar um novo formato a partir de 2018. Segundo o jornal Mundo Deportivo, da Espanha, a ECA (Associação Europeia de Clubes) negocia com a Fifa uma ampliação da competição, apelidada de “Super Mundial de Clubes”, que teria de 16 a 24 equipes e seria disputada a cada dois anos e não mais anualmente. A ideia é tornar o “Mundialito” mais rentável, em nível comparado com a NBA ou o Campeonato Inglês. Na proposta, a Copa das Confederações – torneio entre seleções que acontece sempre um ano antes da Copa do Mundo – deixaria de existir, sendo a da Rússia, em 2017, a última edição.

A reportagem espanhola afirma que o projeto será apresentado já em outubro deste ano, na próxima reunião do Conselho Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça. No formado do “Super Mundial”, com 24 equipes, seriam oito equipes europeias – incluindo os dois últimos campeões da Liga dos Campeões -, oito times da América do Sul – com os dois campeões da Libertadores – e outras quatro equipes e cada Confederação (Ásia, África, América do Norte/Central e Oceania). Ainda haveria espaço para mais quatro convites para totalizar o número total de times, que seriam divididos em oito grupos. Em um caso mais enxuto, com 16 times, seriam quatro grupos de quarto times.

Outra novidade planejada pela ECA é em relação à data do torneio. Atualmente, ele é disputado em dezembro, despertando uma menor atenção dos europeus, que estão no meio da temporada. Assim, a ideia é colocá-lo no verão do hemisfério norte, assim como acontece na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, logo após o término da temporada de clubes.

O projeto já estaria em mãos de Zvonomir Boban, ex-jogador do Milan, e de Marcos van Basten, que dirigem o grupo de desenvolvimento da Fifa. O novo presidente da entidade, Gianni Infantino, tem mostrado interesse em modernizar alguns torneios controlados por eles, inclusive a Copa do Mundo. Na reunião de outubro, começará o debate para ampliar a Copa do Mundo para 40 seleções a partir de 2026.

Fonte: Globoesporte.com – Postado às 10:52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editores

Sérgio Leandro

Formado em Administração de Empresas, Especialização em RH, Analista em Esportes.
 
Equipe formada por:
 
Enquetes

O desempenho do Brasil nas Olímpiadas Rio 2016 em relação a Londres 2012, 3 Ouros, 5 Pratas e 9 Bronzes vai ser:

  • Melhor (70%, 7 Votes)
  • Pior (20%, 2 Votes)
  • Igual (10%, 1 Votes)

Total Voters: 10

Carregando ... Carregando ...
Parceiros

Arquivos
Facebook Likes