CBF DIVULGA NOVO CALENDÁRIO E COPA DO BRASIL TEM A PRINCIPAL MUDANÇA

por | 14 nov 2016 | Geral

copa-do-brasilCopa do Brasil passará pela principal mudança

Devido à mudança na Copa Libertadores, que ocorrerá ao longo de quase todo o ano, a CBF mudou seu calendário para 2017 e divulgou a nova tabela nesta segunda-feira. A grande novidade fica por conta da Copa do Brasil, que será disputada entre fevereiro e outubro com 80 participantes – seis a menos do que nesta edição. As duas primeiras etapas serão disputadas em jogos únicos em quatro datas diferentes.

Na atual temporada, por efeito comparativo, a competição começou em março e será encerrada no último dia de novembro.

A alteração no formato da Libertadores fará com que os clubes possam disputar o torneio continental e a Copa do Brasil simultaneamente. Os clubes classificados à competição sul-americana, ingressarão na nacional já nas oitavas de final. Os participantes da Sul-Americana também irão participar da Copa do Brasil, só que desde o início.

Quanto ao formato da copa nacional, serão oito fases (cinco no primeiro semestre e três no segundo). “Fórmula de disputa detalhada a ser publicada oportunamente”, disse a CBF em nota.

Já em relação ao Estadual e ao Brasileirão, não há nenhuma novidade em relação ao que já tem ocorrido. Em relação ao primeiro, as disputas começarão no fim de janeiro e se estenderão até o começo de maio. Na sequência, o Nacional será iniciado já na metade do quinto mês do ano e acabará em dezembro.

A Libertadores contará com 44 participantes em 2017, seis a mais do que na edição anterior. Serão duas fases preliminares, sendo que irão sobrar apenas quatro de 16 equipes, que se juntarão a 26 classificados por cada país. Os atuais campeões da Libertadores e da Sul-Americana completam a lista de 32 garantidos na fase de grupos e que serão divididos em oito chaves.

Quanto às competições regionais, “as datas para a Copa do Nordeste e Copa Verde serão publicadas oportunamente para as federaçôes envolvidas, levando-se em conta a quantidade e a distribuição de datas utilizadas por cada um dos certames”, informou a entidade que rege o futebol brasileiro.

Veja como ficou a temporada do futebol brasileiro em 2017:
Pré-temporada: 4/1 a 28/1 (25 dias)
Estaduais: 29/1 a 7/5 (18 datas)
Copa do Brasil: 8/2 a 12/10 (23 datas)
Campeonato Brasileiro – Série A: 14/5 a 3/12 (38 datas)
Série B: de 13/05 a 25/11 (38 datas)
Série C: de 14/05 a 22/10 (24 datas)
Série D: de 21/05 a 03/09 (16 datas)
Copa Libertadores: de 01/02 (pré-grupos) a 29/11 (total: 20 datas)
Copa Sul-Americana: de 05/04 a 13/12 (12 datas)

Fonte: ESPN.com.br – Postado às 17:43

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais