COMEÇA A POLÊMICA DO PERNAMBUCANO 2015

por | 30 set 2014 | Pernambucano

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vai reunir, na próxima segunda-feira, na sede da entidade, os representante dos 12 clubes que estão na Série A1 do Pernambucano de 2015 para apresentar uma proposta de regulamento do Estadual e que de cara vai gerear polêmica.

Isso porque, pelo formato que será proposto pela FPF, o Santa Cruz, que por estar fora da Copa do Nordeste deveria disputar o primeiro turno do Estadual,  será incluído diretamente no turno decisivo, onde já estão Sport, Náutico e Salgueiro.  Dessa forma, o Tricolor está fora de risco de rebaixamento no Estadual antes mesmo de a bola rolar.

A FPF  se sentiu obrigada a fazer a tal proposta.  E já sabia há alguns dias que teria de fazê-la. E já prevê um gigantesco bate-boca no arbitral.  Para se sentir mais fortalecida e confiante de que vai fazer a cabeça dos dirigentes, a federação apresentou o cronograma para representantes da imprensa. Durante a conversa, o o diretor de competições da FPF, Murilo Falcão ainda revelou mais uma informação referente ao Santa:

– Será publicada uma determinação de que o clube que garantir vaga na Taça Libertadores, está fora do Nordestão. O clube que pode conseguir essa vaga na região é o Sport. Se isso acontecer, o Santa Cruz ganha a vaga no Nordestão.

Bom, mas voltando a falar do Estadual… a confirmação de que deveria fazer a proposta aconteceu quando a FPF recebu email assinado pelo diretor juridico Carlos Eugênio Lopes, confirmando que “clubes que estão disputando as Série A e B do Campeonato Brasileiro, em razão do calendário nacional aprovado pela entidade, somente poderão participar das competições estaduais e regionais a partir de 1º fevereiro de 2015.”

A FPF ficou numa sinuca de bico. Por conta da Lei Pelé, a FPF tem que manter o mesmo formato da competição. E se jogasse todas as partidas para 2015, o calendário ficaria apertado demais. Não seria possível fazer jogos de ida e volta e nem datas para casos de emergências, como adiamento de jogos por causa da chuva, por exemplo.

Dessa forma, o jeito foi manter o formato, tirando o Santa Cruz da fase classificatória, já o colocando no turno decisivo. O início do Estadual será mesmo em dezembro, apenas com os clubes interediários, que vão lugar por duas vagas no turno decisivo. Os dois times classificados também garantem presença na Série D do ano que vem.

A FPF vai apresentar esse formato aos clubes estaduais com o aval da CBF. Tanto que conseguiu ganhar mais duas datas: ao invés de 10, o segundo turno do Estadual terá 14. A disputa tem início no dia 1º de fevereiro e vai até o dia 6 de maio. Detalhe: a entidade estadual também conseguiu quebrar uma determinação da entidade nacional, que havia solicitado que estaduais e regionais terminassem até o dia 3 de maio.

Fonte: Blog Arquibancada – Postado às 22:06

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

NÁUTICO É CAMPEÃO PERNAMBUCANO 2021

NÁUTICO É CAMPEÃO PERNAMBUCANO 2021

O tabu, que durava desde 1968, não existe mais. Após 53 anos, o Náutico voltou a vencer o Sport numa decisão, exorcizou o fantasma de uma longa escrita e chegou, nos Aflitos, ao seu 23º título pernambucano da história. Para fazer isso, no entanto, a equipe teve de...

ler mais
SPORT NA FINAL DO PERNAMBUCANO

SPORT NA FINAL DO PERNAMBUCANO

O Sport venceu o Salgueiro por 1 a 0 e enfrenta o Náutico na final do Campeonato Pernambucano. O Rubro-negro atuou em ritmo lento e sob reclamações do técnico Umberto Louzer, mas garantiu o resultado ao marcar de pênalti com o zagueiro Iago Maidana. Sem força de...

ler mais