COMEÇA O CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2014

Bandeira de Pernambuco

O Campeonato Pernambucano 2014 se adiantou à virada do ano e terá início no próximo domingo, dia 08 de dezembro. A mudança na fórmula do Pernambucano se deve ao ano atípico que se aproxima, com a paralização no calendário do futebol nacional, por conta da Copa do Mundo.  Sendo assim, durante as comemorações de fim de ano, alguns clubes do estado estarão em plena atividade, com descanso apenas nos feriados de natal e réveillon.

Das 12 equipes pernambucanas que disputarão a competição, nove estarão em campo no primeiro turno. São as equipes do interior do estado e mais o América-PE. Os três grandes do Recife, Santa Cruz, atual tricampeão, Sport e Náutico, só iniciam a participação no Estadual no segundo turno, que começa no dia 12 de fevereiro. Mas as equipes não terão todo esse tempo de ’folga’. Estarão disputando a Copa do Nordeste enquanto a bola rola pela primeira fase do Estadual.

Regulamento

No primeiro turno do Estadual 2014, nove equipes se enfrentam no sistema de pontos corridos em jogos de ida e volta. São elas: America-PE, Chã Grande, Central, Pesqueira, Porto, Salgueiro, Serra Talhada, Vitória-PE e Ypiranga-PE. As três equipes classificadas para a Copa do Nordeste (Santa Cruz, Sport e Náutico) não participam desta fase.  O time que somar mais pontos nas 18 rodadas do primeiro turno, garante vaga na Série D do Brasileirão 2014. As três melhores equipes seguem para a próxima fase do Estadual.

No segundo turno, Santa Cruz, Sport e Náutico entram na competição se juntando às três equipes classificadas no primeiro turno, para disputar o hexagonal do título em 10 rodadas. Os quatro primeiros garantem vaga na semifinal. Os clubes que não seguiram para o segundo turno disputarão um hexagonal para decidir quem será rebaixado. Os dois últimos caem para a Segunda Divisão do Pernambucano em 2015.

Nas fases de pontos corridos, em caso de igualdade na pontuação, o vencedor será decidido dentro dos seguintes critérios de desempate, na sequência: Mais vitórias; melhor saldo de gols;  mais gols pró;  confronto direto; mais vitórias como visitante;  menos derrotas como mandante;  sorteio.

A semifinal, a disputa do 3º lugar e  a final serão disputadas no sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta. Em caso de igualdade nos pontos no confronto, a disputa será decidida nos pênaltis, independentemente de outros critérios de desempate.

Fonte: Globoesporte.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editores

Sérgio Leandro

Formado em Administração de Empresas, Especialização em RH, Analista em Esportes.
 
Equipe formada por:
 
Enquetes

O desempenho do Brasil nas Olímpiadas Rio 2016 em relação a Londres 2012, 3 Ouros, 5 Pratas e 9 Bronzes vai ser:

  • Melhor (70%, 7 Votes)
  • Pior (20%, 2 Votes)
  • Igual (10%, 1 Votes)

Total Voters: 10

Carregando ... Carregando ...
Parceiros

Arquivos
Facebook Likes