CONVITE SALVA BRASIL DE VEXAME NO BASQUETE MASCULINO

por | 1 fev 2014 | Basquete

O Brasil foi um dos quatro países que receberam o convite da Fiba (Federação Internacional de Basquete) para participar do Mundial de Basquete masculino, que será realizado na Espanha, este ano. A decisão foi anunciada neste sábado em Barcelona, e completa o número total de 24 participantes da competição.

O convite veio após um vexame da seleção brasileira em quadra na última Copa América, quando não apenas não conseguiu uma vaga para a competição, como também perdeu todos os jogos que disputou. Finlândia, Grécia e Turquia ficaram com as outras três vagas. 15 países disputavam a indicação da Fiba, mas três desistiram antes da escolha. Itália, Alemanha e China retiraram suas candidaturas por discordarem dos critérios financeiros da entidade para a obtenção do convite.

Dos 24 participantes, além dos quatro convidados deste sábado, 18 conseguiram classificação por meio dos torneios continentais, a Espanha entra como país-sede e os Estados Unidos participam como atuais campeões olímpicos.

A decisão da Fiba salva o país de outro vexame. Caso não fosse indicado, o Brasil ficaria fora de um Mundial de Basquete pela primeira vez na história, competição já vencida duas vezes pela seleção brasileira. Os convites para o Mundial tiveram início na edição de 2006, quando Turquia, Itália e Sérvia e Montenegro foram chamados pela entidade. Não há um critério claro para a distribuição das vagas ou qualquer divisão por continentes.

O único requisito exigido pela Fiba, além do pagamento da taxa, é que o país interessado tenha participado do torneio classificatório em seu continente. “Isso fica a critério da Fiba, que tem quatro convites e define como quiser. Não tem um protocolo que ela vá seguir”, explicou ao UOL Esporte no ano passado o diretor-técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini.

Fonte: Uol Esporte: Opstado às 08: 50

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

MIAS UM FIASCO DO BASQUETE BRASILEIRO

MIAS UM FIASCO DO BASQUETE BRASILEIRO

Agora, não é mais preciso fazer contas mirabolantes ou criar expectativas distantes da realidade. A seleção brasileira masculina de basquete está fora dos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, algo inédito em sua história. A perda da vaga foi o resultado final de uma...

ler mais
CORINTHIANS É CAMPEÃO DA LBF

CORINTHIANS É CAMPEÃO DA LBF

Corintianas celebram a conquista da LBF (Foto: João Pires/LBF) O Corinthians somou mais um troféu em sua galeria, uma taça inédita. Nesta terça-feira, o time superou o Uninassau no quinto e decisivo jogo da série final da LBF, em Americana. Liderado pela pivô Damiris,...

ler mais