COPA AMÉRICA VAI COMPLICAR CLUBES BRASILEIRO EM 2016

por | 7 nov 2015 | Geral

Brasil 4Seleção brasileira vai disputar a Copa América Centenário no ano que vem

Os anos passam, mas os problemas de calendário continuam os mesmos. Durante a realização da edição do Centenário da Copa América, em 2016, os clubes do Brasileirão podem ser desfalcados em até sete rodadas pelas seleções.

A edição extraordinária do torneio acontecerá entre os dias 3 e 26 de junho. Os 10 países associados à Conmebol têm vaga garantida, e mais seis representantes da Concacaf completam o torneio. Costa Rica, Jamaica e México já têm vaga, assim como os anfitriões Estados Unidos. As duas últimas vagas serão disputadas em janeiro, nos jogos Panamá x Cubá e Trinidad e Tobago x Haiti.

Em caráter inédito, a competição será em período que compreende da 5ª à 11ª rodadas do Brasileirão. A CBF esperava que o torneio começasse no dia 8, como evidenciou no calendário que divulgou em agosto, mas teve os planos frustrados.

Além do período de jogos oficiais, a seleção brasileira ainda disputará amistosos uma semana antes da Copa América, o que aumenta os desfalques aos clubes em mais duas rodadas do Nacional.

As dificuldades do calendário de 2016 são amplas porque, além da Copa América, a seleção ainda atua nos Jogos Olímpicos e nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Se algum atleta disputar estas duas competições pelo time canarinho, deixará de atuar em 11 partidas pelo seu clube.

Somando todas as intervenções da seleção brasileira no calendário nacional, nada menos do que 20 datas serão prejudicadas por convocações. Em agosto a CBF comemorou a “conquista relevante” de não ter Brasileirão durante as eliminatórias. Mas a festa é maquiada, porque o campeonato volta no dia seguinte aos compromissos do time canarinho.

Fonte: ESPN.com.br – Postado às 07:37

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais