DIVULGADOS OS MASCOTES OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016

mascotes 2Mascotes Olímpico e Paralímpicos abraçados! Público vai escolher os nomes da dupla por votação (Foto: Divulgação)

O Fantástico apresentou, neste domingo, os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, escolhidos para representar a imagem da cidade nos dois eventos esportivos. Eles são inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. São uma espécie de embaixadores dos Jogos e têm o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico para os diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.

A origem dos mascotes do Rio 2016 mistura ficção e realidade. Sua história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Já o mascote Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira. Para chegar aos mascotes, o Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional. Um júri formado por 14 pessoas foi o responsável pela escolha dos mascotes. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pela Birdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto.

– Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças – explica o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Os fãs vão escolher os nomes dos mascotes. Todos poderão votar entre opções que incluem três pares de nome, um para o mascote Olímpico, outro para o Paralímpico, respectivamente. A votação acontece pelo site criado especialmente para a dupla: www.rio2016.com/mascotes. Também será possível votar no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). O resultado será conhecido no dia 14 de dezembro. As opções são:

OBA e EBA: Duas palavras que querem dizer uma porção de coisas legais: Alegria! Festa! Amigos! Oba e Eba é o que dizemos quando estamos muito felizes e queremos que todo mundo fique sabendo. Mas também podem ser os nomes dos mascotes Olímpico e Paralímpico, uma dupla que é pura diversão!

TIBA TUQUE e ESQUINDIM: Em tupi-guarani, língua dos índios brasileiros, Tiba quer dizer “muito” – muitas medalhas, alegria e diversão. Com o sobrenome Tuque, forma a palavra “batuque”, que marca o ritmo do nosso samba. Esquindim lembra a nossa ginga e dá vontade de dançar: tudo a ver com nossos animados mascotes!

VINICIUS e TOM: Quem gosta de cantar, brincar e fazer amigos vai curtir estes nomes: eles homenageiam os músicos e parceiros Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Os dois são da turma que criou a Bossa Nova, movimento que fez todo mundo conhecer e cantar as belezas do Rio. Uma dupla bem afinada, como os nossos mascotes.

Fonte: globoesporte.com – Postado às 21:20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editores

Sérgio Leandro

Formado em Administração de Empresas, Especialização em RH, Analista em Esportes.
 
Equipe formada por:
 
Enquetes

O desempenho do Brasil nas Olímpiadas Rio 2016 em relação a Londres 2012, 3 Ouros, 5 Pratas e 9 Bronzes vai ser:

  • Melhor (70%, 7 Votes)
  • Pior (20%, 2 Votes)
  • Igual (10%, 1 Votes)

Total Voters: 10

Carregando ... Carregando ...
Parceiros

Arquivos
Facebook Likes