EFEITO PRÉ-TEMPORADA FAVORECE CLUBES DA SÉRIE A

por | 2 fev 2015 | Geral

Depois de tantos pedidos de treinadores e jogadores, enfim, em 2015, os clubes foram atendidos e tiveram quase um mês de pré-temporada. Diferentemente dos anos anteriores, quando os campeonatos começavam na metade de janeiro, desta vez foi possível adquirir um condicionamento físico melhor antes de a bola rolar pelos estaduais. E o reflexo disso veio imediatamente em campo. Os clubes da Série A tiveram exibições mais sólidas no primeiro jogo oficial do que em 2014, o que se traduziu também em resultados.

Em 2014, sete dos 20 clubes da elite perderam seus jogos de estreia na temporada. Desta vez, apenas a Ponte Preta derrapou – perdeu para a Portuguesa por 3 a 2. Com as 13 vitórias dos atuais representantes da Série A em seus estaduais, o aproveitamento disparou para 77,19%, contra apenas 48,33% no ano passado. Um crescimento de mais de 28% que justifica o coro por mais tempo de preparação para os times. Os tricolores Grêmio, São Paulo (foto) e Fluminense são exemplos de times que iniciaram mal o ano passado e venceram na estreia oficial deste ano.

Vale lembrar que, em 2014, o único campeonato envolvendo times da Série A que começou um pouco mais tarde (26 de janeiro) foi o Mineiro.

Confira abaixo as estreias dos times da Série em 2014 e em 2015:

Estreias de clubes da Série A em 2015: 13 vitórias, 5* empates, 1 derrota – aproveitamento de 77,19%
Estreias de clubes da Série A em 2014: 8 vitórias, 5 empates, 7 derrotas – aproveitamento de 48,33%
*Joinville e Avaí se enfrentaram na primeira rodada do Catarinense de 2015. Portanto, um ponto foi contabilizado e, em vez de 20, foram consideradas 19 partidas.

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais