ENTENDA COMO O BRASILEIRO 2017 PODE VIRAR G9 PARA A LIBERTADORES 2018

2ª FASE DA COPA SUL AMERICANA COMEÇA NESTE MEIO DE SEMANA
27 de junho de 2017
CHILE VENCE PORTUGAL NOS PÊNALTIS E ESTÁ NA FINAL DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES
28 de junho de 2017

ENTENDA COMO O BRASILEIRO 2017 PODE VIRAR G9 PARA A LIBERTADORES 2018

Brasileiro de 2017 pode ter até G-9 por vagas na próxima Copa Libertadores

A Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil, que tem jogos nesta quarta-feira, podem fazer com que o Campeonato Brasileiro tenha até um G-9 para definir os classificados à Copa Libertadores de 2018.

A possibilidade, que existe desde que a Conmebol aumentou o número de equipes participantes do torneio, depende de títulos de equipes do país na Sul-Americana e na atual edição da Libertadores e que esses times, além do campeão da Copa do Brasil, fiquem entre os seis primeiros colocados do Brasileiro.

Com o crescimento da principal competição sul-americana, de 38 para 47 clubes, a Série A passou a ter seis vagas garantidas na Libertadores – quatro direto para os grupos e duas nas fases preliminares.

Contudo, se algum desses seis clubes consegue a classificação também por ter sido campeão da Copa do Brasil, Sul-Americana ou Libertadores, a vaga que lhe caberia no Brasileiro passa para o time imediatamente melhor colocado na Série A, tirando os já garantidos – ou seja, abaixo do G-6.

Em um cenário, por exemplo, que os campeões dos três torneios de mata-mata sejam equipes brasileiras diferentes e as mesmas fiquem dentro do G-6, o grupo de classificados para a Libertadores de 2018, entre vagas diretas e para as fases preliminares, iria até o nono colocado da tabela.

Os brasileiros que ainda representam o país na Copa Sul-Americana, que inicia sua segunda fase nesta quarta-feira são Corinthians, Flamengo, Chapecoense, Fluminense, Ponte Preta e Sport – desses, os dois primeiros estão atualmente no G-6 do Brasileiro, respectivamente, no 1º e 3º lugares.

Já na Copa do Brasil, que tem jogos de ida das quartas de final a partir desta quarta, estão vivos Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos – desses, os quatro últimos estão entre os seis times do topo da classificação do Brasileiro.

Por fim, os representantes do país que estão nas oitavas da Libertadores são os mesmos da Copa do Brasil, com exceção do Cruzeiro e do Flamengo – Grêmio, Palmeiras e Santos estão no G-6.

Fonte: ESPN.com.br – Postado às 12:59

Comentários

Comentários

Sérgio Leandro
Sérgio Leandro
Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.