FLAMENGO TEM A MAIOR TORCIDA DO BRASIL

BLOG VAI FAZER COBERTURA DO MUNDIAL DE BASQUETE MASCULINO QUE VAI OCORRER NA ESPANHA
25 de agosto de 2014
CONFIRA OS GRUPOS DO MUNDIAL DE BASQUETE MASCULINO
27 de agosto de 2014

FLAMENGO TEM A MAIOR TORCIDA DO BRASIL

FlamengoFlamengo e Corinthians: pesquisa mostra que distância entre as torcidas diminuiu (Foto: Agência Getty

Pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com o jornal Lance! constatou que o Flamengo segue sendo o clube com o maior número de torcedores no Brasil. Em relação ao levantamento anterior, de 2010, o Rubro-Negro oscilou para baixo dentro da margem de erro de um ponto percentual, enquanto o Corinthians cresceu 0,2 ponto. Nos últimos quatro anos, a diferença baixou de 3,8 para 2,6 pontos percentuais – há dez anos, era de 4,9 pontos. O São Paulo manteve o terceiro lugar no ranking, com 6,8% de participação, mas teve queda de 1,9 ponto percentual, a maior entre todos os 18 clubes citados pela pesquisa.

Cabe registrar que, da pesquisa de 2010 para a atual, nenhum clube oscilou acima da margem de erro. Segundo o levantamento, o Flamengo tem o maior número de torcedores no Brasil, com 16,2% de preferência, o que equivaleria a 32,5 milhões de rubro-negros, isso com base na estimativa do IBGE de 2013. O clube, porém, teve queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa de 2010. O Corinthians cresceu 0,2 ponto percentual, atingindo 13,6% e 25,9 milhões de torcedores.

Dos cinco primeiros colocados, o Corinthians foi o único a ter alta desde a última pesquisa, em 2010, ainda que dentro da margem de erro. Vale lembrar que, no meio do caminho entre o último levantamento e o atual, a equipe conquistou a Libertadores e o Mundial em 2012.

O Palmeiras manteve a quarta colocação com 5,3% de participação mesmo atingindo queda de 0,7 ponto percentual. O Vasco fecha o grupo dos cinco primeiros colocados com 3,6% e baixa de 0,5 ponto.

Um dos destaques do levantamento é o Atlético-MG, que subiu 0,9 ponto, atingiu participação de 3,5% e pulou da nona para a sexta posição no ranking. Com isso, o campeão da Libertadores de 2013 ultrapassou o arquirrival Cruzeiro, que se mantém em sétimo lugar com 3,1% do total das torcidas.

O Grêmio perdeu duas posições na lista, caindo para o oitavo lugar, com 3%. Ainda assim se manteve à frente do Internacional, que vem em nono com 2,8%. O Fluminense, com 1,8%, subiu três posições e agora está em 11º. Quem também teve boa subida foi o Atlético-PR, com 1,2% de participação e um salto de 19º para 15º.

A pesquisa foi realizada em todos os estados brasileiros, entrevistando 7.005 pessoas. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento é feito desde 1998 e está na quinta edição.

Fla lidera com jovens; Timão entre os mais ricos

A pesquisa mostra também a força rubro-negra entre os mais jovens. O Flamengo lidera, com folgas, a torcida entre os torcedores de 10 a 15 anos, com 22,3% da preferência. O Corinthians, em segundo lugar, tem 16,9%. Quem em sete anos mais cresceu na faixa foi o Botafogo, saindo de 0,4% para 2,2%.

O Timão, em compensação, pode se gabar de liderar entre os mais ricos. A pesquisa o coloca na liderança entre os torcedores que ganham mais de 10 salários mínimos, com 17,6% da preferência. O Flamengo cai para segundo nesse quesito, com 10,9% dos torcedores. A situação se inverte entre quem ganha até um salário mínimo. Nessa faixa, o Rubro-Negro carioca fica na ponta, com 20,8%, contra 10% do Corinthians.

Flu entre os mais escolarizados

O Fluminense, 11º no ranking das maiores torcidas, é quem tem o maior índice de escolaridade entre seus torcedores. De acordo com a pesquisa, 22,3% dos tricolores têm ensino superior completo. Seus rivais Botafogo, Flamengo e Vasco estão apenas em 12º, 13º e 14º lugares, respectivamente. O Palmeiras é o segundo no quesito, com 17,9% tendo completado o ensino superior. Em números absolutos, porém, o Flamengo é novamente o primeiro, seguido por Corinthians, São Paulo e Palmeiras.

Fonte: globoesporte.com – Postado às 12:45

Comentários

Comentários

Sérgio Leandro
Sérgio Leandro
Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.