MATO GROSSO, ESTADO DA ARENA PANTANAL, SEDE DA COPA DO MUNDO

TOUR PELAS CIDADES-SEDES DA COPA DO MUNDO
2 de junho de 2014
RICO POR SUA FLORESTA, ARENA AMAZONIA É O ESTADO NA COPA
4 de junho de 2014

MATO GROSSO, ESTADO DA ARENA PANTANAL, SEDE DA COPA DO MUNDO

Arena Pantanal

A Arena Pantanal está localizada no Estado do Mato Grosso na região Centro Oeste do Brasil, com população estimada de 3.182.113 habitantes.  Estado rico na sua cultura e folclore, sua capital é Cuiabá e será sede da Copa do Mundo 2014.  Seus principais clubes são o Mixto, o Cuiabá e a Luverdense.

Capacidade de Público da Arena Pantanal

“Dona” do estádio até o fim da Copa do Mundo, a Fifa diminuiu a capacidade da Arena Pantanal para os jogos. Prevista para receber 41.390 torcedores no modo evento, o local vai comportar 39.859 pessoas sentadas, de acordo com o site oficial da entidade que comanda o futebol mundial.

Cultura e folclore da cidade de Mato Grosso

Mato Grosso preserva manifestações culturais com influências variadas, que ganham expressão em danças, cantos e festivais folclóricos em diferentes localidades e regiões do estado. As mais conhecidas são o Siriri – dança acompanhada por cantoria, com influências indígena e africanas – e o Cururu – espécie de desafio de rimas, com origem em manifestações religiosas populares. Ambas têm como principal instrumento a viola de cocho. O Cururu é tocado apenas por homens, que fazem versos e toadas para as mulheres. Os maiores festivais de Siriri e Cururu ocorrem em Cuiabá e região.

A viola de cocho  é um instrumento musical rudimentar típico da Bacia do Alto Paraguai, produzida por mestres artesãos, violeiros e cururueiros. Praticamente desconhecida no Brasil, a viola de cocho já muito aplaudida mundo afora.

A viola de cocho, só é encontrada no pantanal do Mato Grosso, recebe este nome porque é confeccionada em um tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola. Com forma e sonoridade singulares, a viola-de-cocho possui sempre cinco ordens de cordas, denominada prima, contra, corda do meio, canotio e resposta.

Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso – Postado às 13:26

 

Comentários

Comentários

Sérgio Leandro
Sérgio Leandro
Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.