NOVA COPA NORDESTE EM 2018 ESTÁ DEFINIDA

GOLEIRO BRASILEIRO BRILHA NA VITÓRIA DO BENFICA SOBRE O BORUSSIA DORTMUND
14 de fevereiro de 2017
PRIMEIRA FASE DA COPA DO BRASIL SERÁ CONCLUÍDA NESTE MEIO DE SEMANA
15 de fevereiro de 2017

NOVA COPA NORDESTE EM 2018 ESTÁ DEFINIDA

Bahia e Santa Cruz fizeram uma das semifinais da Copa do Nordeste em 2016

A Liga do Nordeste, em reunião realizada nesta terça-feira, na sede da CBF, decidiu antecipar as mudanças na Copa do Nordeste para a próxima temporada. A competição terá a redução do número de clubes na fase de grupos já a partir de 2018, e contará com outro mata-mata além das fases decisivas: o “pré-Nordestão”.

Quem confirmou as alterações no torneio foi o presidente da Liga, Alexi Portela, que encabeçou o encontro no Rio de Janeiro. Em contato com o blog, o dirigente afirmou que a Liga chegou a um acordo com CBF, federações e clubes para manter os 20 times nas próximas edições, mas com a fase de grupos composta por 16 equipes.

Com isso, os nove campeões estaduais e os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará terão vagas diretas. Os outros quatro integrantes serão conhecidos após um mata-mata composto pelos oito times restantes – os seis vice-campeões restantes, além dos terceiros colocados da Bahia e de Pernambuco.

No entanto, a mudança para 2019 é ainda mais drástica, pelo menos na escolha dos representantes. Os campeões estaduais terão a companhia de um pernambucano, um baiano e um cearense melhores posicionados no ranking da CBF. As quatro vagas restantes continuarão sendo definidas através de mata-mata, desta vez com a participação de oito equipes, com exceção do Ceará, também conhecidos através do ranking.

A discussão sobre as mudanças acontecia nos bastidores há alguns meses, mas os organizadores da competição só chegaram a um acordo com clubes e federações nesta terça – existia o consenso de que a Copa do Nordeste estagnou seu crescimento de média de público, muito em virtude de jogos menos atrativos na primeira fase.

Por contrato com a CBF, o Nordestão está garantido no calendário do futebol nacional até 2022. Para dar mais longevidade à competição, a Liga do Nordeste sabia que precisava mudar o atual cenário.

Fonte: ESPN.com.br – Postado às 23:05

Comentários

Comentários

Sérgio Leandro
Sérgio Leandro
Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.