NOVO FORMATO PARA A COPA DO MUNDO ESTÁ SENDO DISCUTIDA

por | 13 out 2016 | Geral

O sistema de ranking de seleções da Fifa provavelmente vai mudar. A informação é de uma pessoa do alto escalão da Fifa que ouviu a frase da diretoria de competições da entidade. A questão ainda está em fase embrionária e os novos parâmetros ainda não foram definidos, mas estão em discussão entre as dezenas de outras medidas que a Fifa vem anunciando para tentar recuperar a imagem estilhaçada pelos escândalos que colocaram um fim à era Blatter.

A possível mudança no ranking tem desdobramentos em diversas áreas relevantes, desde a montagem de grupos nas Eliminatórias até a escolha de cabeças de chave da Copa do Mundo. E uma alteração pode ter ainda mais impacto se o Conselho da Fifa de fato escolher um modelo com 48 seleções para a competição a partir de 2026 – decisão que será tomada na próxima reunião do órgão, em janeiro. Nesse formato, o mais provável é que 16 equipes estejam pré-classificadas, com base justamente no ranking, enquanto as demais 32 disputariam as vagas restantes.

Nesta quinta-feira, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, chegou a afirmar que o formato com 48 equipes poderá melhorar o nível da competição. Em sua campanha para a presidência, ele defendeu o aumento de participantes para 40, outra possibilidade bastante possível, já que há membros de peso no Conselho que não gostam da ideia do torneio com 48.

No sistema de ranking atual, a fórmula é: P (total de pontos) = M (partida) x I (importância da partida) x T (força do adversário) x C (força da confederação a que pertence o adversário). Na última atualização do ranking, no dia 15 de setembro, a Argentina ficou em primeiro, com Bélgica em segundo, Alemanha em terceiro, e Brasil e Colômbia empatados na quarta colocação. A próxima atualização será no dia 20 de outubro.

Fonte: Bastidores F.C – Postado Às 22:29

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais