PARA JOGAR LIBERTADORES E COPA SUL-AMERICANA CLUBES DEVEM MANTER EQUIPES DE FUTEBOL FEMININO

SANTA CRUZ NEGOCIA MANDO DE CAMPO E VAI ENCARAR O CORINTHIANS EM CUIBÁ NA ARENA PANTANAL
29 de setembro de 2016
COM SEGUNDO TEMPO MUITO FRACO, SPORT PERDE DO FLUMINENSE NO RIO
1 de outubro de 2016

PARA JOGAR LIBERTADORES E COPA SUL-AMERICANA CLUBES DEVEM MANTER EQUIPES DE FUTEBOL FEMININO

ferrovoariaFerroviária é a atual campeão da Libertadores Feminina (Foto: Divulgação / Ferroviária Fundesport)

A Conmebol divulgou, nesta sexta-feira, o seu novo estatuto e regulamento de licença de clubes que traz uma série de normas novas às confederações afiliadas à entidade. As equipes que disputarem a Copa Sul-Americana ou a Libertadores precisarão se adequar às regras de licenciamento. Dentre elas, está a obrigação de ter uma equipe de futebol feminino. A Conmebol deu um prazo de dois anos para adaptação. Portanto, a medida será válida a partir de 2019.

O novo estatuto da Conmebol foi aprovado em congresso no último dia 13 e divulgado nesta sexta. O documento se adequa ao artigo 23 do estatuto da Fifa, que obriga às confederações ter medidas de governança que incluem, dentre outros itens, controle antidopagem, neutralidade política e religiosa e, principalmente, a incorporação de artigos que preveem a igualdade de gênero. Para obter a licença da Conmebol, um clube deverá ter um time feminino ou se associar a um que o tenha.

– O solicitante (à licença) deverá ter uma primeira equipe feminina ou associar-se a um clube que possua o mesmo. Além do mais, deverá ter pelo menos uma categoria juvenil feminina ou associar-se a um clube que possua. Em ambos os casos, o solicitante deverá prover de suporte técnico e todo o equipamento e infraestrutura (campo de jogo para a disputa de jogos e treinos) necessária para o desenvolvimento de ambas as equipes em condições adequadas. Finalmente, se exige que ambos os times participem de competições nacionais e regionais autorizadas pela respectiva associação membro – prevê o regulamento.

Fonte: Globoesporte.com – Postado às 22:38

Comentários

Comentários

Sérgio Leandro
Sérgio Leandro
Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.