PODE HAVER MUDANÇA NA FÓRMULA DE DISPUTA DA SÉRIE C DO BRASILEIRO

fortalezaNa última edição da Série C, Fortaleza caiu na fase de mata-mata da Série C para o Juventude

O debate em torno da mudança da fórmula de disputa da Série C do Campeonato Brasileiro voltou à tona. Agora, quem está disposto a puxar essa discussão, além dos clubes, é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que já admite mudar o formato da competição. A proposta dos clubes nordestinos – que precisa ser aprovada por maioria simples entre os 20 participantes da competição – é que a segunda-fase do torneio seja disputada com grupos, sem mata-mata, como ocorre atualmente.

A informação foi trazida em primeira mão pelo jornalista Wellington Campos, da Rádio Itatiaia, após conversa com o gerente de competições da CBF, Manoel Flores. Em contato com o Portal Esportes O POVO, o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, afirmou que as negociações para a tentativa de mudança na fórmula de disputa já começaram e que o bloco de times nordestinos está em busca de apoio de pelo menos uma equipe do eixo sul/sudeste do campeonato.

“A Série C é a eterna luta do futebol do Norte/Nordeste contra o do Sul/Sudeste. Nós querendo mudanças e eles querendo a manutenção. Eles têm a maioria, pois o Cuiabá fecha com eles, embora estejam no grupo Norte/Nordeste. Ficando 11×9 o placar da votação. Esse ano vamos novamente brigar discutir tentar demover alguém do Sul/Sudeste”, revelou Carmélio. Ano passado, o Cuiabá foi o “fiel da balança” e votou pela manutenção do atual formato.

O presidente da FCF deixou claro ainda a posição de ‘neutralidade’ da CBF em relação à preferência por um formato ou outro. “A CBF não tem posição sobre o assunto, apenas pede p não aumentar exageradamente o número de datas (jogos) pois assim aumento o custo (passagens e hospedagens) que ela banca”, explicou.

Representante cearense na competição, o Fortaleza é um dos líderes do bloco que tenta a mudança no formato da competição, defendendo o fim do mata-mata (fase onde o time já foi por quatro oportunidades, 2012, 2014, 2015 e 2016). De acordo com o claendário da CBF, a Série C 2017 está prevista para começar dia 7 de maio.

Fonte: O Povo online – Postado às 22:56

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editores

Sérgio Leandro

Formado em Administração de Empresas, Especialização em RH, Analista em Esportes.
 
Equipe formada por:
 
Enquetes

O desempenho do Brasil nas Olímpiadas Rio 2016 em relação a Londres 2012, 3 Ouros, 5 Pratas e 9 Bronzes vai ser:

  • Melhor (70%, 7 Votes)
  • Pior (20%, 2 Votes)
  • Igual (10%, 1 Votes)

Total Voters: 10

Carregando ... Carregando ...
Parceiros

Arquivos
Facebook Likes