RIO 2016 – CONHECENDO A CANOAGEM

por | 21 jul 2016 | Geral

ana paulaAna Paula Vergutz é nossa chance de medalha na canoagem velocidade feminino. Ela disputará o K1 500 m.

O que é e história da Canoagem 

A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque). Desde a Pré-História, os homens utilizam essas pequenas embarcações para o transporte e locomoção. Há relatos da antiguidade que demonstram que os homens usavam estas embarcações também para competições. No ano de 1936, a canoagem passou a fazer parte das modalidades dos Jogos Olímpicos (nas modalidades slalom e velocidade).

Canoagem de velocidade

É a mais popular sendo é disputada em canais de 2 km de comprimento. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 m e 1000 m. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa. As embarcações usadas (caiaques ou canoas) são bem rápidas, porém instáveis. É praticada em águas calmas (rios sem corredeiras, represas ou lagoas).

Canoagem Slalom

É praticada em percursos de 250 até 400 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas (obstáculos), com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992. É praticada em águas brancas (rios com presença de corredeiras).

slalomCanoagem Slalom exige muita habilidade dos atletas

Potências do esporte atual

Atualmente, as grandes potências mundiais do esporte são: Alemanha, Hungria e Reino Unido. Nas Olimpíadas de Londres 2012, a Alemanha conquistou 8 medalhas (3 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze), a Hungria ficou com 6 medalhas (3 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze) e o Reino Unido ficou com 2 medalhas de ouro.

Postado às 08:08

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais