RIO 2016 – CONHECENDO O LEVANTAMENTO DE PESO (HALTEROFILISMO)

YELENA ISINBAYEVA ESTÁ FORA DAS OLIMPÍADAS APÓS CONFIRMAÇÃO DE SUSPENSÃO DO COI AO ATLETISMO RUSSO
24 de julho de 2016
RIO 2016 – CONHECENDO O HIPISMO
25 de julho de 2016

RIO 2016 – CONHECENDO O LEVANTAMENTO DE PESO (HALTEROFILISMO)

levantamento de peso 2O levantamento de peso (masculino) é um dos esportes olímpicos desde a primeira edição em 1896

O que é

O Levantamento de peso, também conhecido como halterofilismo, é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível. O peso fica distribuído em discos colocados nas duas extremidades de uma barra. O levantamento de peso (masculino) é um dos esportes olímpicos desde a primeira edição em 1896 (Olimpíadas de Atenas). Já o levantamento de peso feminino entrou no programa dos Jogos Olímpicos somente na edição de Sydney (ano 2000).

Regras básicas

O atleta deve fazer o levantamento de peso em dois momentos: arranco e arremesso. Ele tem três tentativas para conseguir executar o objetivo, ou seja, levantar o maior peso possível.

Arranco:

A barra deve ser levantada acima da cabeça num único movimento (sem pausa).

Arremesso (em duas partes):

1ª – O competidor deve elevar a barra para os ombros (acima do peito). Então o levantador se agacha ou dobra as pernas. Em seguida deve se levantar e se alinhar.

2ª – A barra deve ser levantada acima da cabeça, enquanto o levantador faz um movimento em forma de tesoura com as pernas. Com os braços estendidos, ele deve ficar com as pernas alinhadas. Deve ficar com o corpo estabilizado por dois segundos, esperando o sinal de “abaixar” que é dado pelos árbitros da competição.

Os melhores desempenhos nos dois levantamentos são somados, sendo que o levantador vencedor é aquele que conseguir somar maior pontuação. Em caso de empate, é declarado vencedor o competidor com menor peso corporal.

Categorias

As categorias são definidas em função do peso corporal do levantador. Para os homens existem oito categorias, enquanto que para as mulheres existem sete.

Países que mais ganharam medalhas nas Olimpíadas de Londres 2012:

China: 7 medalhas (5 de ouro e 2 de prata)

Cazaquistão: 4 medalhas (4 de ouro)

Coreia do Norte: 4 medalhas (3 de ouro e 1 de prata).

Fonte: suapesquisa.com – Postado às 08:07

Comentários

Comentários

Sérgio Leandro
Sérgio Leandro
Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.