RIO 2016 – CONHECENDO O NADO SINCRONIZADO

RIO 2016 – CONHECENDO A NATAÇÃO
27 de julho de 2016
ANDERSON VAREJÃO ESTÁ FORA DAS OLIMPÍADAS
27 de julho de 2016

RIO 2016 – CONHECENDO O NADO SINCRONIZADO

nadoO Nado sincronizado era conhecido no começo do século XX como Ballet Aquático

O que é

O Nado Sincronizado, também conhecido como Natação Sincronizada, é um esporte que mistura elementos da natação, dança e ginástica. Ele consiste na execução, dentro de uma piscina, de uma rotina de movimentos ao ritmo da música. Esta modalidade esportiva pode ser disputada individualmente, em casal ou equipe.

Habilidades envolvidas

O nado sincronizado envolve o uso de várias habilidades por parte do atleta como, por exemplo, força física, arte, precisão, flexibilidade, controle de respiração dentro da água e graciosidade.

História

O Nado sincronizado era conhecido no começo do século XX como Ballet Aquático. A primeira competição ocorreu em Berlim, no ano de 1891. O nome nado sincronizado apareceu somente em 1933, durante o primeiro mundial, que ocorreu em Chicago.

No início, era um esporte praticado na maioria por homens. Porém, já na década de 1920 ele começou a se popularizar entre as mulheres, que atualmente, são a maioria na pratica do esporte.

O Nado sincronizado se espalhou pelo mundo através das apresentações do nadador australiano Annette Kellerman, que fez apresentação em Nova Iorque em 1907.

O nado sincronizado tornou-se um esporte olímpico somente em 1948 (somente exibição até 1968), nas Olimpíadas de Londres. Foi reconhecido como modalidade oficial somente nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). Por ser uma modalidade olímpica, o nado sincronizado fez parte das Olimpíadas de Londres de 2012.

Competição e regras básicas

A competição ocorre em duas partes: exercícios técnicos e exercícios livres. Os juízes avaliam a desempenho dos atletas, pontuando com notas de, no máximo, 10 pontos. Os juízes levam em consideração a qualidade técnica, graça, delicadeza, sincronia dos movimentos com a música, criação artística dos movimentos.

Os nadadores perdem pontos nas seguintes situações: quando tocam o fundo da piscina, descansam na borda e olhar sem sorriso ou graça.

Curiosidades:

Os nadadores podem ouvir a música mesmo embaixo da água, pois as piscinas possuem alto-falantes especiais que são instalados nas paredes internas da piscina.

Os nadadores de nado sincronizado devem manter os olhos abertos embaixo da água.

Vencedoras do Nado Sincronizado nas Olimpíadas de Londres 2012

Equipe (feminino): Rússia (medalha de ouro); China (medalha de prata); Espanha (medalha de bronze).

Dueto (feminino): Rússia (medalha de ouro); Espanha (medalha de prata); China (medalha de bronze).

Fonte: suapesquisa.com – Postado às 17:30

Comentários

Comentários

Sérgio Leandro
Sérgio Leandro
Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.