RIO 2016 – CONHECENDO O PENTATLO MODERNO

por | 28 jul 2016 | Geral

yaneYane Marques na apresentação do Tiro Esportivo

O que é

Pentatlo moderno é um esporte olímpico composto por cinco modalidades esportivas: esgrima, natação (200 metros), tiro esportivo, hipismo e atletismo (corrida de 3.200 metros). Um atleta que disputa o pentatlo moderno deve ser completo, pois necessita de força, coragem, equilíbrio, resistência, habilidade, equilíbrio entre outras características. Ele pode ser praticado individualmente (como ocorre nas Olimpíadas) ou em equipes.

Numa competição, o atleta vencedor é aquele que consegue obter a maior quantidade de pontos no geral de todas as modalidades.

História e origem

O pentatlo moderno remete ao da Grécia Antiga. No século VIII a.C., os atletas gregos disputavam este esporte, porém ele era composto das seguintes modalidades: arremesso de disco, arremesso de peso, salto em distância, luta e corrida. Um dos principais objetivos era verificar as habilidades para a formação de um soldado perfeito.

Já o pentatlo moderno foi criado por Pierre de Coubertin, que considerava este esporte o mais completo e um dos mais representativos dos Jogos Olímpicos.

O pentatlo moderno foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912 (somente para homens). A estreia olímpica do pentatlo moderno para mulheres ocorreu somente nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.

Pentatlo Moderno nas Olimpíadas do Rio 2016

Este esporte fará parte dos Jogos Olímpicos de 2016, sendo disputado por homens e mulheres. Todas as modalidades serão disputadas num mesmo dia. As provas ocorrerão na Arena da Juventude, Estádio de Deodoro e Centro Aquático de Deodoro. As provas (masculino e feminino) ocorrerão entre os dias 18 e 20 de agosto.

Curiosidades:

Os países com mais medalhas olímpicas no pentatlo moderno são Hungria (9 de ouro, 8 de prata e 5 de bronze) e Suécia (9 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze).

Foi somente nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) que o Brasil conquistou sua primeira e única medalha olímpica no pentatlo moderno. Yane Marques, terceiro-sargento do Exército do Brasil, ganhou medalha de bronze nestas Olimpíadas.

Fonte: suapesquisa.com – Postado às 08:12

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais