UEFA CRIA LIGA DAS NAÇÕES BUSCANDO O FORTALECIMENTO AINDA MAIOR DO CONTINENTE

MUDANÇAS À VISTA NA TV FECHADA
14 de dezembro de 2014
CONFIRA NOVAS IMAGENS DE NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO
14 de dezembro de 2014

UEFA CRIA LIGA DAS NAÇÕES BUSCANDO O FORTALECIMENTO AINDA MAIOR DO CONTINENTE

uefa

Segundo a UEFA, esta nova competição vai opor 54 seleções europeias, divididas em quatro ligas (A, B, C e D), criadas com base no “ranking” da UEFA de cada seleção. As ligas A e B terão quatro grupos de três equipas, a liga C terá dois grupos de três equipas e dois de quatro e a liga D será formada por quatro grupos de quatro equipas cada.

A primeira parte da competição, a fase de grupos, desenrola-se entre setembro e novembro de 2018. Somente os quatro vencedores dos grupos da liga A vão disputar o troféu, numa fase composta por meias-finais e final (final-four), a partir de junho de 2019.

O interesse principal da competição reside, no entanto, na hipótese de quatro equipas se qualificarem para o Europeu de 2020. As vagas serão disputadas pelos quatro primeiros de cada liga, ou seja, 16 equipas, desde que não tenham já garantido o apuramento pela via tradicional, que qualifica 20 das 24 seleções que estarão presentes na fase final do Euro.

Caso as equipas apuradas para as fases finais da Liga das Nações – a disputar em março de 2020 – já estejam qualificadas para o Euro2020 pela via “tradicional”, a vaga passa para a seguinte equipa mais bem classificada do seu grupo.

“Esta competição [que visa substituir grande parte dos jogos particulares] vai aumentar o interesse nos jogos entre as seleções europeias”, explicou o secretário-geral da UEFA.

O sistema vai permitir que pelo menos uma das 16 seleções menos bem posicionadas na classificação da UEFA, por exemplo, Gibraltar, São Marino ou Andorra, situadas na liga D, marque presença no Euro2020.

Infantino acrescentou que o sistema deverá ser utilizado também na qualificação para o Mundial, mas o formato deverá ainda ser estudado, em função do número de lugares atribuídos à Europa pela FIFA

A fase de qualificação tradicional para o Euro2020 vai disputar-se entre março de novembro de 2019, em 10 datas. As 54 seleções serão divididas em 10 grupos, de cinco ou seis equipas cada, dos quais as duas primeiras se apuram para a fase final.

O Euro2020 será disputado em 13 cidades, nomeadamente Londres, que acolhe as meias-finais e a final.

Fonte: Futebol 365 – Postado às 10:49

Comentários

Comentários

Sérgio Leandro
Sérgio Leandro
Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.