Stephen Curry é o segundo jogador mais velho dos Estados Unidos neste Mundial da Espanha (Foto: AFP)
Stephen Curry tem 26 anos, que não é uma idade alta para um atleta de basquete, mas é o segundo mais velho do time dos Estados Unidos no Mundial de Basquete da Espanha. Com a experiência adquirida no título mundial de 2010, na Turquia, e o jogo mais vistoso do Team USA, o ala-armador do Golden State Warriors tomou para si a responsabilidade de liderar os americanos na busca pelo bicampeonato.
No último jogo, contra o México, pelas oitavas de final da competição, ele foi eleito o melhor em quadra pela primeira vez na competição, ao alcançar a marca de 20 pontos, três rebotes, quatro assistências, e uma roubada de bola. Mas o ala-armador vem sendo o responsável por dar ao público o show que é esperado dos americanos quando entram em quadra. Com jogadas de efeito, dribles e passes ousados, Curry foi uma das maiores sensações na fase de grupos – e um dos mais regulares também – tem média 11,2 pontos, 3,8 assistências, e 1,4 rebotes.
Curry tem uma preocupação também com o jogo bonito. Em três dos seis jogos ele teve a melhor assistência da partida, eleita pela FIBA. Com seu ‘swag’, um termo americano usado para jogadores que atuam com confiança e estilo, quase que como uma ‘ginga’ para futebolistas brasileiros’, ele virou referência do público e do time dentro de quadra, chegando a ofuscar estrelas como Derrick Rose, ou James Harden, com quem divide o papel de líder do grupo.
– Definitivamente senti uma grande oportunidade de ter voz. Com a experiência você fica diferente, entende melhor o que as pessoas precisam de você. Estive no Mundial de 2010 e não imaginava estar passando por esse momento agora. Estou vivendo-o e aproveitando ao máximo.
Fonte: globoesporte.com – Postado às 09:22