Luiz Holanda, Presidente da acorja e organizador da prova
No próximo sábado 01/08 vai acontecer a 4ª edição da Ultramaratona 100 Km do Frio entre os municípios de Garanhuns e Caruaru que vai movimentar atletas que gostam de superar grandes limites numa grande festa organizada por Luiz Holanda, Presidente da acorja – Associação dos Corredores da Jaqueira, parque localizado na área norte do Recife que durante todos os dias recebe um grande número de frequentadores para atividades física e diversão.
A corrida acontece neste período com o objetivo de privilegiar o circuito do frio que acontece nas cidades de Garanhuns, Triunfo, Pesqueira, Taquaritinga do Norte e Gravatá, que possuem as altitudes elevadas e o clima ameno das cidades serranas do estado de Pernambuco.
O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42.195 metros, que é a distância oficial da maratona. Fora a distância da prova, utiliza-se um segundo critério na definição de ultramaratona: o tempo. Existem, por exemplo, provas de 6, 12, 24 ou 48 horas.
A largada acontecerá às 04 hs da madrugada no Hotel fazenda Alvorada em Garanhuns, apenas para a categoria solo. As demais categorias (Dupla e Quarteto) largarão às 06 horas e a chegada acontecerá na Faculdade Maurício de Nassau em Caruaru, onde será realizada a cerimônia de premiação aos participantes.
Segundo Luiz Holanda, este sonho começou com seu interesse de realizar uma grande corrida que fizesse uma interação entre as cidades de Garanhuns e Carauru e promovesse uma qualidade de vida aos participantes.
São 22 solos, 15 duplas e 44 quartetos, no total de 228 participantes com atletas do nordeste e de outras regiões do País. Nesta corrida apenas nas dupla e quartetos teremos a participação das mulheres.
A corrida terá o apoio de PRF – Policia Rodoviária Federal e de ambulâncias para casos de necessidades. Os atletas contarão com suas próprias equipes de apoio para deslocamento e Hidratação durante e pós-prova.
Cidades como Jupi, Lajedo, Cachoeirinha e São Caetano estão no trecho da corrida que abrange a BR-232 e 423.
Luiz Holanda já participou da corrida solo em 2012 e 2013, dupla em 2014 e para conhecer todas as suas modalidades vai integrar um quarteto neste ano, mas garantiu que em 2016 voltará a fazer os 100 Km .
Postado às 13:09