A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta quarta-feira seu novo regulamento para as competições nacionais. E promete punir os clubes que não conseguirem cumprir suas obrigações financeiras e trabalhistas com penas que vão de advertência até rebaixamento.
De acordo com o comunicado da entidade, o Regulamento Geral das Competições de 2015 vai estabelecer normas para os clubes maus pagadores.
Atualmente, dezenas clubes de futebol no país vivem graves problemas financeiros, que levam a atrasos de salários e o acúmulo de dívidas. Diferentemente do que ocorre em alguns países, eles não sofrem punições desportivas.
Com o anúncio, a CBF pressiona o governo ao pedir que a presidente Dilma Rousseff aprove o “urgente refinanciamento das dívidas dos clubes” com a Medida Provisória 656/14. Tal medida, continua o texto, “dará aos clubes brasileiros o fôlego financeiro de que tanto necessitam”.
Apesar do anúncio desta quarta, a entidade ainda não especificou quais punições serão aplicadas em cada caso. Ou seja, ainda não está claro o motivo que fará um clube ser rebaixado ou quando levará apenas uma advertência.
Isso deve ficar claro quando forem publicados os regulamentos específicos de cada competição, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
A CBF disse que o novo regulamento trará o seguinte trecho: “a CBF publicará, através dos regulamentos específicos de competições ou resolução da Presidência, normas sobre fair play (jogo limpo) financeiro e trabalhista, que estabeleçam requisitos e responsabilidades, visando ao saneamento fiscal e financeiro dos clubes, que ficarão obrigados a cumpri-las, sob pena de sofrerem as pertinentes penalidades desportivas.”
Fonte: UOL Esportes – Postado às 22:35