A bola começa a rolar nesta terça-feira na competição mais importante de clubes da América do Sul. 12 equipes entrarão em campo na briga pelas últimas seis vagas na fase de grupos da Copa Libertadores. Entre estas equipes há dois brasileiros e um time que já se sagrou campeão do torneio por três vezes.
Os brasileiros em campo serão Atlético-PR e Botafogo, 3º e 4º colocados no último Campeonato Brasileiro, respectivamente. Os paranaenses terão pela frente o Sporting Cristal, do Peru, enquanto os cariocas enfrentarão o Deportivo Quito e a temida altitude do Equador. Os jogos de ida dos dois duelos acontecem na quarta-feira.
Antes disso, entrará em campo o Nacional. A equipe uruguaia já viveu momentos mais áureos em sua história, com direito a tricampeonato da Libertadores. Agora, porém, ainda terá de lutar com o Oriente Petrolero, da Bolívia, por uma vaga na fase de grupos.
Quem está classificado não entra em campo, mas obviamente ficará ligado nas partidas. Três brasileiros, por exemplo, aguardam a pré-Libertadores para conhecer mais um dos rivais na fase de grupos: Grêmio (pega o vencedor de Nacional e Oriente Petrolero), Atlético-MG (encara Independiente Santa Fé ou Morelia) e Cruzeiro (aguarda por Guaraní ou Universidad de Chile).
Fonte: ESPN.com.br – Postado às 08:30