CORRIDA FORTALECE A COLUNA, DIZ PESQUISA

por | 7 maio 2017 | Geral

Caminhada rápida ou corrida lentas podem ser eficientes, diz fisioterapeuta (Foto: Getty Images)

Uma pesquisa recém publicada na importante revista científica Nature mostrou que a corrida fortalece os discos intervertebrais da coluna. Esses discos estão entre os ossos da coluna (vértebras) e funcionam como uma espécie de amortecedor. Várias doenças atingem essas estruturas, como por exemplo a hérnia de disco e a desidratação, nas quais elas se encontram enfraquecidas e de menor tamanho, gerando um quadro de dor. Por isso, é muito importante para a saúde da coluna que os discos intervertebrais estejam fortes, e esse é mais um benefício encontrado na atividade física.

O estudo comparou três grupos: pessoas que não praticavam atividade física, corredores com quilometragem semanal de 20 a 40km, e corredores com quilometragem semanal de 50km ou mais. Os resultados apontaram que, nos dois grupos de corredores, os discos se mostraram mais forte e hidratados. Ou seja, exercendo melhor sua função de amortecedor e promovendo características mais saudáveis à coluna.

A intensidade do exercício também se mostrou relevante, onde caminhadas mais rápidas e corridas lentas mostraram ser potencialmente mais benéficas do que corridas muito rápidas e atividades com salto de alto impacto. Indo ao encontro da ideia de que atividades muito bruscas, com impacto excessivo, podem na verdade ser danoso para a coluna. Da mesma maneira que a atividade física tem efeito de treinamento sobre os músculos e fortalece os ossos, pela primeira vez foi demonstrado que ela também traz modificações e benefícios para os discos intervertebrais.

Fonte: Eu Atleta – Postado às 08:07

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais