Jules Bianchi tem 25 anos e é piloto da Marussia (Foto: Reuters)
O francês Jules Bianchi, da Marussia, sofreu um grave acidente a dez voltas do fim do GP do Japão de Fórmula 1, vencido por Lewis Hamilton, da Mercedes, debaixo de forte chuva. O piloto de 25 anos atingiu um guindaste que removia a Sauber de Adrian Sutil na saída da curva 130R da pista de Suzuka. Inconsciente, Bianchi foi levado ao centro médico do autódromo e logo transferido para o Hospital Universitário de Mie, localizado a 17km do circuito. Por causa das condições climáticas, a equipe médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) preferiu fazer o transporte de ambulância, e não de helicóptero. Em razão da gravidade, a transmissão oficial da F-1 evitou exibir imagens do acidente e do resgate.
Pai do piloto, Philippe Bianchi disse a TVs francesas que o filho está passando por uma cirurgia na cabeça e seu estado é grave.
Testemunha ocular do acidente de Bianchi, Sutil confirmou a gravidade da situação, mas preferiu não se alongar:
– A situação de Bianchi é crítica. Espero que ele esteja em boas mãos. Eu estava em pé ali perto. Não quero dar detalhes – disse o piloto da Sauber.
O acidente ocorreu a nove voltas do fim. Primeiramente, a corrida foi paralisada com safety car. Um carro médico entrou rapidamente no circuito para efetuar os primeiros atendimentos ao piloto. Detectada a gravidade, uma ambulância foi acionada e a corrida foi interrompida com bandeira vermelha e, em seguida, encerrada. Jules não respondia às mensagens do rádio, o que logo gerou apreensão na equipe Marussia. O temor tomou conta do paddock. Os semblantes de pilotos, mecânicos e dirigentes denunciavam o clima de tensão.
A cerimônia do pódio foi realizada por protocolo, mas não contou com o tradicional banho de champanhe. A vitória ficou com Lewis Hamilton (Mercedes). Nico Rosberg (Mercedes) e Sebastian Vettel (RBR) completaram o pódio. Felipe Massa terminou em sétimo.
Fonte: globoesporte.com – Postado às 08:37