Depois de tantos pedidos de treinadores e jogadores, enfim, em 2015, os clubes foram atendidos e tiveram quase um mês de pré-temporada. Diferentemente dos anos anteriores, quando os campeonatos começavam na metade de janeiro, desta vez foi possível adquirir um condicionamento físico melhor antes de a bola rolar pelos estaduais. E o reflexo disso veio imediatamente em campo. Os clubes da Série A tiveram exibições mais sólidas no primeiro jogo oficial do que em 2014, o que se traduziu também em resultados.
Em 2014, sete dos 20 clubes da elite perderam seus jogos de estreia na temporada. Desta vez, apenas a Ponte Preta derrapou – perdeu para a Portuguesa por 3 a 2. Com as 13 vitórias dos atuais representantes da Série A em seus estaduais, o aproveitamento disparou para 77,19%, contra apenas 48,33% no ano passado. Um crescimento de mais de 28% que justifica o coro por mais tempo de preparação para os times. Os tricolores Grêmio, São Paulo (foto) e Fluminense são exemplos de times que iniciaram mal o ano passado e venceram na estreia oficial deste ano.
Vale lembrar que, em 2014, o único campeonato envolvendo times da Série A que começou um pouco mais tarde (26 de janeiro) foi o Mineiro.
Confira abaixo as estreias dos times da Série em 2014 e em 2015: