HISTÓRIAS OLÍMPICAS – JOAQUIM CRUZ CAMPEÃO OLÍMPICO DOS 800M EM LOS ANGELES (1984)

por | 1 ago 2016 | Geral

joaquimJoaquim Cruz quebrou o recorde olímpico, concluindo a prova dos 800m em 1min e 43 segundos

Depois das conquistas de Adhemar Ferreira da Silva, no salto triplo, durante as Olimpíadas de 1952 e 1956, o Brasil sofreu um jejum de quase 30 anos sem medalha de ouro no atletismo. Entretanto, em 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles (EUA), Joaquim Cruz realizou um feito histórico. Na final dos 800 metros, não apenas conseguiu o primeiro lugar, como também quebrou o recorde olímpico, concluindo a prova em 1min e 43 segundos. O mundo era apresentado a um grande atleta, apesar da juventude (o meio-fundista tinha apenas 21 anos), e o Brasil assistia ao vivo, pela primeira vez, um brasileiro vencer uma prova e subir no topo do pódio olímpico.

Tudo isso foi protagonizado por um jovem nascido em Taguatinga, cidade satélite da também jovem capital brasileira, em 12 de março de 1963. Começou treinando basquete dada sua altura. Porém, foi logo deslocado para o atletismo, por sugestão do técnico Luiz Alberto de Oliveira, que o acompanharia por toda carreira.

Fonte: Palmares Fundação Cultural – Postado às 20:54

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais