O SENTIMENTO DO NATAL E O AMOR AO FUTEBOL UNIU ATÉ GRANDES INIMIGOS

por | 24 dez 2014 | Geral

natal 1

Há cem anos, no dia 25 de dezembro de 1914, algo totalmente inesperado aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. E o esporte, mais uma vez, teve papel importante. Uma confraternização entre inimigos terminou em uma “pelada” de futebol em pleno campo de batalha, numa trégua que ficou famosa e virou até música de Paul McCartney.

Ingleses e alemães passaram a noite do dia 24 em combate na Bélgica, na região de Comines-Warneton, próxima à fronteira com a França. Segundo relatos da época, fazia muito frio e os soldados estavam em suas trincheiras, com água até a altura dos tornozelos.

Depois de uma madrugada barulhenta, às 6h do dia 25 tudo ficou em silêncio. E cinco horas mais tarde, de acordo com reportagem do The Times, a torre de comando inglesa recebeu um estranho recado: todas suas trincheiras estavam vazias e os ingleses confraternizavam com os alemães.

A história diz que tudo começou quando um alemão disse ao inimigo: “Inglês, por que você não vem aqui”. Um soldado britânico deixou a arma para trás e começou a caminhada no campo de batalha. Aos poucos, mais integrantes dos dois lados fizeram o mesmo e logo estavam se cumprimentando.

Trocaram cigarros e a comida que tinham, além de rum e água quente, e beberam vinho. Foi quando um inglês teve a ideia de organizar um jogo ali mesmo. A vitória foi da Inglaterra, por 3 a 2. Os dois lados cantaram músicas de Natal, mesclando canções em inglês e alemão. Até oficiais se juntaram aos soldados, ainda incrédulos diante do que viam.

Ao fim do dia, as tropas voltaram para suas respectivas trincheiras e fizeram um acordo: nenhum tiro seria disparado até a meia-noite. A batalha só recomeçaria no primeiro minuto do dia 26.

A história inspirou a música e o videoclipe de Pipes of Peace, de McCartney. No vídeo, o ex-Beatle interpreta dois personagens: um soldado inglês e um alemão. A história também foi lembrada pela Uefa, que no início do mês inaugurou um monumento na região onde aconteceu a famosa trégua, em um dos jogos mais inusitados do futebol.

Fonte: UOL Esportes – Postado às 11:00

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais