PARTICIPAÇÃO DA RÚSSIA NAS OLIMPÍADAS DEVE SAIR ATÉ O FINAL DE SEMANA

por | 19 jul 2016 | Geral

russia 2Participação da Rússia nas Olimpíadas indefinida

Nesta terça-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nota oficial sobre o relatório independente feito pela Agência Mundial Antidoping (WADA) quanto ao doping no esporte russo, e o presidente Thomas Bach disse que a descoberta “mostra um ataque chocante e sem precendente sobre a integridade dos esportes e sobre os Jogos Olímpicos”.

O relatório, sob a batuta de Richard McLaren, aponta que o doping de atletas teve a anuência do Ministério do Esporte e da agência antidoping local (RUSADA).

Por isso, o COI já tomou medidas preventivas, válidas até 31 de dezembro deste ano, enquanto uma comissão especial formada por cinco pessoas vai analisar todas as acusações feitas no documento, elogiado pelo comitê.

A entidade máxima dos esportes olímpícos diz que não patrocinará nenhum evento esportivo na Rússia, assim como a possibilidade de o país não organizar os Jogos Europeus de 2019. Membros do Ministério do Esporte e outras pessoas citadas no relatório não vão receber credenciais para os Jogos do Rio, em agosto.

Um comitê disciplinar do COI também vai reexaminar os exames (incluindo análises forenses) de todos os atletas russos que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, em 2014 para então aplicar as punições.

Por outro lado, os mais de 4000 atletas russos classificados para a Olimpíada no Brasil ainda não sabem se podem competir: na próxima quinta-feira, 21, os competidores do atletismo do país saberão se vão poder participar dos Jogos à espera da resolução da Corte Arbitral do Esporte – o pedido de suspensão da IAAF, a federação internacional do atletismo, foi feito no mês passado.

“Será explorada a opção legal com relação ao banimento coletivo de todos os atletas russos para os Jogos Olímpicos de 2016 contra o direito de justiça individual”, cita o COI. A definição sobre os atletas russos deve acontecer até o fim da semana.

Fonte: ESPN.com.br – Postado às 13:02

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais