Portugal venceu a Suíça em Lisboa nesta terça-feira
O clichê ‘vencer ou vencer’ era a tônica para Portugal nesta terça-feira. Afinal, somente os três pontos dariam a classificação direta ao Mundial. E eles vieram com um triunfo por 2 a 0 sobre a então perfeita Suíça, no Estádio da Luz, em Lisboa, pela última rodada do grupo B da eliminatória europeia. Johan Djorou, contra, e André Silva fizeram os gols da partida.
O resultado levou o time de Fernando Santos aos mesmos 27 pontos dos suíços, mas ficaram na liderança da chave por conta do maior saldo de gols (28 a 16).
Portugal, além de conseguir a classificação para sua quinta Copa consecutiva – anteriormente, só havia disputado em 1966 e 1986 -, também alcança sua melhor campanha na história na eliminatória europeia. Foi um aproveitamento de 90% – o único revés ocorreu diante dos suíços, fora de casa. Antes, o seu desempenho mais destacado fora no qualificatório para o Mundial de 2006, com 83,3%. De quebra, os lusos garantiram a condição de cabeça de chave em 2018.
Já a Suíça, que tinha uma campanha perfeita até aqui, mais do que lamentar a perda dos 100% e da invencibilidade, terá de jogar a repescagem por um lugar na Rússia no ano que vem. O sorteio dos quatro confrontos ocorrerá na próxima terça-feira.
Fonte: ESPN.com.br – Postado às 17:45