RIO 2016 – CONHECENDO O BOXE

por | 20 jul 2016 | Geral

esquiva-falcaoO boxeador Esquiva Falcão, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres

Introdução

Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos romanos).

Crescimento 

Porém, o boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.

Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista).

As lutas profissionais possuem, no máximo, 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada.

No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso da luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute. Não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela).

O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. Podemos citar como boxeadores que mais fizeram sucesso: Larry Holmes, Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Oscar de la Hoya, Julio Cesar Chavez e Mike Tyson. No Brasil, podemos destacar Éder Jofre, Adilson “Maguila” Rodrigues e Acelino Popó Freitas.

Os principais golpes de boxe são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo).

Você sabia?

Nas Olimpíadas de Londres 2012 foi a estreia do boxe feminino em Jogos Olímpicos. O Brasil teve uma boa participação no evento com três medalhas conquistadas. O boxeador brasileiro Esquiva Falcão ganhou uma medalha de prata, enquanto que Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo levaram de bronze.

A primeiro boxeador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica foi Servílio de Oliveira. O feito ocorreu nas Olimpíadas da Cidade do México em 1968, sendo que a medalha conquistada foi de bronze.

A única edição dos Jogos Olímpicos que não houve disputas de boxe foi em 1912 (Olimpíadas de Estocolmo). Em função de uma lei que proibia a prática do esporte no país, o boxe não foi relacionado como modalidade olímpica.

Um dos movimentos defensivos mais usados no boxe é a esquiva. Através da esquiva, o boxeador consegue sair de um golpe sem ter que usar os braços, movimentando apenas o corpo (principalmente a cabeça e o tronco).

Fonte: suapesquisa.com – Postado às 13:38

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais