RIO 2016 – CONHECENDO O HIPISMO

por | 25 jul 2016 | Geral

hipismoA competição de Saltos é uma das modalidades do Hipismo na Rio 2016

Introdução 

O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo. Desde os Jogos Olímpicos Antigos ele era praticado como competição. Porém, as regras e as competições como as que ocorrem hoje, começaram somente no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos Modernos, o hipismo foi incluído nas Olimpíadas de 1912 em Estocolmo (Suécia).

Conhecendo o hipismo

O Hipismo esportivo consiste em várias provas. Nas Olimpíadas ocorrem as seguintes: adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe).

Adestramento

Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.

Saltos

Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, com seu cavalo, de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O cavaleiro deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será o cavaleiro que errar menos (conquistando mais pontos) em menos tempo. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de saltos.

CCE (Concurso Completo de Equitação)

Reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais (tanques de água e troncos de árvores). Vence o cavaleiro ou equipe que somar o maior número de pontos negativos (errar menos), além de apresentar habilidades durante a equitação (harmonia com o cavalo, obediência, resistência e habilidade).

Principais potências

Os países que mais se destacam atualmente no hipismo mundial são: Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica.

Curiosidades:

De vez em quando, o cavalo se recusa a pular o obstáculo. A esta situação dá-se o nome de “refugo”.

Um dos objetivos do cavaleiro é “zerar” uma apresentação. Isto ocorre quando ele não comete nenhuma falta e, portanto, nenhum ponto é descontado.

Fonte: suapesquisa.com – Postado às 12:46

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais