RIO 2016 – CONHECENDO O RUGBY

por | 29 jul 2016 | Geral

rugbyO formato de Rugby com sete jogadores por equipe estreará nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

O que é

O Rugby é um esporte coletivo que surgiu numa escola na cidade de Rugby (Inglaterra) no ano de 1823.  Ele é disputado por duas equipes, em que os jogadores conduzem uma bola oval com as mãos, podendo também utilizar os pés para chutes e lançamentos. O rugby é um esporte em que ocorre muito contato físico entre os jogadores. A versão original e mais tradicional é disputada por duas equipes de quinze jogadores, já a olímpica é disputada por duas equipes de sete jogadores.

Objetivo e regras básicas (versão olímpica):

A equipe deve avançar no campo para marcar pontos. Os jogadores podem passar a bola, desde que seja para um companheiro que esteja atrás dele.

Os pontos podem ser marcados das seguintes formas: 1) quando a equipe consegue conduzir a bola, tocando-a atrás da linha do gol adversário. Esta jogada é chamada de try e vale 5 pontos. 2) Após o try, um jogador pode tentar marcar mais dois pontos extras, chutando a bola entre os dois travessões do campo adversário. 3) Quando sofre uma penalidade (falta), o jogador pode tentar marcar 3 pontos chutando a bola entre os travessões do time adversário. 4) Outra forma de conseguir 3 pontos é através do drop goal. Isto ocorre quando um jogador de posse da bola, com o jogo em movimento, chuta entre os travessões do campo adversário.

Os jogos de Rugby duram 14 minutos, divididos em dois tempos de 7 minutos. A final tem a duração de 20 minutos, com dois tempos de 10 minutos.

Quando o jogo está em movimento e um jogador chuta a bola em direção ao campo adversário, somente ele ou outros jogadores de sua equipe (desde que esteja atrás da linha da bola no momento do chute), pode pegar a bola. Evidentemente os jogadores da equipe adversária também tentarão pegar a bola.

Quando a bola é chutada para fora do campo, o time adversário tem o direito de cobrar o lateral (line-out).

Se um jogador jogar a bola para a frente, ele comete uma infração chamada de Knock-on.

Uma jogada muito comum no Rugby e conhecida como Scrum. Esta jogada tem como objetivo repor a bola em jogo. Três jogadores de cada equipe ficam juntos e agachados, tentando empurrar os adversários para ganhar a posse de bola.

Em cada jogo é permitida apenas cinco substituições de jogadores por equipe.

O campo de Rugby deve ter, no máximo, 70 metros de largura e 100 metros de comprimento.

A distância entre as traves é de 5,6 metros. Eles ficam a três metros de altura.

Outras informações importantes e curiosidades:

Nas Olimpíadas, as equipes de rugby são compostas por sete jogadores.

O formato de Rugby com sete jogadores por equipe estreará nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Nas Olimpíadas de 1900, 1908, 1920 e 1924, a versão era a de quinze jogadores por equipe.

O Rugby estreou nos Jogos Olímpicos de Verão no ano de 1900 (Olimpíadas de Paris). O ouro foi conquistado pela equipe francesa.

Para obterem proteção nos contatos físicos, os jogadores costumam usar protetor bucal (obrigatório) e ombreiras (opcional).

No Brasil, o Rugby ainda não é muito praticado, embora venha crescendo nos últimos anos. Espera-se que após as Olimpíadas de 2016, com uma maior divulgação, o esporte possa cair no gosto popular e ser praticado por mais pessoas.

Austrália, França, Inglaterra e Nova Zelândia são as grandes potências mundiais do Rugby na atualidade.

Fonte: suapesquisa.com – Postado às 12:20

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais