RIO 2016 – CONHECENDO O TRIATLO

por | 31 jul 2016 | Geral

triatloAs provas oficiais de Triatlo possui 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida

O que é e história do Triatlo 

O Triatlo é uma modalidade esportiva que combina, de forma sequêncial e sem interrupção, provas de natação, ciclismo e corrida. Esta modalidade esportiva surgiu na década de 1970, na cidade de San Diego (sul do estado da Califórnia – Estados Unidos). Em 1978, foi organizada a primeira competição de grande porte de Triatlo no estado norte-americano do Havaí. Esta competição ganhou o nome de Ironman (Homem de Ferro).

Regras do Triatlo

As provas oficiais (para homens e mulheres) de triatlo podem ter, no máximo, 51,5 km de percurso total. Nas Olimpíadas, por exemplo, as provas de triatlo são divididas das seguinte forma: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Este percurso também é utilizado nas provas do Campeonato Mundial.

Ironman 

O Ironman é uma competição de triatlo que requer muita resistência e preparo físico dos atletas, pois o percurso é mais longo. Costuma durar aproximadamente nove horas, sendo dividido da seguinte forma: 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Principais competições

Todos os anos a União Internacional de Triatlo organiza duas grandes competições de triatlo: Campeonato Mundial e Copa do Mundo.

Nas Olimpíadas de Londres 2012 ocorreram provas de triatlo, pois este esporte faz parte do quadro de modalidades olímpicas.

O Triatlo nas Olimpíadas

Nas Olimpíadas de Londres 2012 a medalha de ouro, na categoria masculina, ficou com o inglês Alistair Brownlee. Já na categoria feminina, a campeã foi a suíça Nicola Spirig.

A Austrália é o país que mais ganhou medalhas olímpicas em provas de triatlo na história do esporte. São ao todo 4 medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Curiosidade:

O triatlo tornou-se um esporte olímpico no ano de 2000, durante os Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália).

Fonte: suapesquisa.com – Postado às 12:21

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais