UMA VOZ, MUITA LUTA, NÃO A DESIGUALDADE

por | 6 dez 2013 | Geral

05pelen

O mundo perde um de seus principais lideres contra a desigualdade social, morreu Nelson Mandela aos 95 anos. Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela – ou Madiba, como é chamado na sua terra natal – passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país. Madiba dizia que o homem deveria lutar pelos ideais mais nobres, nunca desistir de seus sonhos.

Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.

Mandela era um apaixonado pelo esporte, principalmente pelo Box, desportista Mandela transformou o esporte em um instrumento político, Mandela não gostava da violência do Box, mais da ciência de sues movimentos, como usar a movimentação do corpo para se proteger, como se planejar para atacar e recuar e como controlar o ritmo durante uma luta.

Mandela mesmo longe da presidência, de onde saiu em 1999, foi peça importante na vinda da Copa do Mundo para a África em 2010, a primeira do continente. Com custos altos, e sem um futebol forte para a demanda dos estádios, segundo Mandela o grande legado deixado pela Copa do Mundo, foi a autoestima de seu povo.

 Madela, símbolo de justiça e igualdade social.

Fonte: Sportv

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais