A proposta a ser apresentada pelo Bom Senso, grupo que reúne mais de 1000 jogadores na busca por um calendário melhor para o futebol brasileiro, na próxima semana tem como pontos principais a quinta divisão para o campeonato nacional com 430 clubes além de estaduais com apenas um mês. É o que revela reportagem do site da BBC no Brasil, nesta terça-feira.
A ideia é a de que o Campeonato Brasileiro, em todas as suas divisões, comece em fevereiro e termine em dezembro. Atualmente, as Séries A, B e C possuem 20 equipes cada uma, enquanto a quarta divisão tem 40 clubes. O grupo se inspira no sistema da Espanha (a terceira divisão, equivalente à quarta, conta com 18 grupos de 20 times, 360 no total, além de torneios regionais).
O Bom Senso também quer que os estaduais fiquem enxutos e sejam disputados em sistema de Copa do Mundo, com duração de um mês, em julho, e com sete ou oito datas.
O grupo de jogadores, formado em 2013 e que realizou manifestações no segundo semestre antes e até durante jogos, pretende reformular o calendário brasileiro para que os grandes clubes atuem menos e os menores, mais, não vendo sua temporada acabar após estaduais e/ou regionais. A BBC revela que o Bom Senso tentará a implementação das mudanças já para 2015.
A proposta será apresentada na segunda-feira que vem na sede da faculdade Uninove, em São Paulo.
Fonte: ESPN.com.br – Postado às 12:51