DIVULGADOS OS MASCOTES OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016

por | 23 nov 2014 | Geral

mascotes 2Mascotes Olímpico e Paralímpicos abraçados! Público vai escolher os nomes da dupla por votação (Foto: Divulgação)

O Fantástico apresentou, neste domingo, os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, escolhidos para representar a imagem da cidade nos dois eventos esportivos. Eles são inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. São uma espécie de embaixadores dos Jogos e têm o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico para os diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.

A origem dos mascotes do Rio 2016 mistura ficção e realidade. Sua história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Já o mascote Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira. Para chegar aos mascotes, o Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional. Um júri formado por 14 pessoas foi o responsável pela escolha dos mascotes. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pela Birdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto.

– Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças – explica o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Os fãs vão escolher os nomes dos mascotes. Todos poderão votar entre opções que incluem três pares de nome, um para o mascote Olímpico, outro para o Paralímpico, respectivamente. A votação acontece pelo site criado especialmente para a dupla: www.rio2016.com/mascotes. Também será possível votar no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). O resultado será conhecido no dia 14 de dezembro. As opções são:

OBA e EBA: Duas palavras que querem dizer uma porção de coisas legais: Alegria! Festa! Amigos! Oba e Eba é o que dizemos quando estamos muito felizes e queremos que todo mundo fique sabendo. Mas também podem ser os nomes dos mascotes Olímpico e Paralímpico, uma dupla que é pura diversão!

TIBA TUQUE e ESQUINDIM: Em tupi-guarani, língua dos índios brasileiros, Tiba quer dizer “muito” – muitas medalhas, alegria e diversão. Com o sobrenome Tuque, forma a palavra “batuque”, que marca o ritmo do nosso samba. Esquindim lembra a nossa ginga e dá vontade de dançar: tudo a ver com nossos animados mascotes!

VINICIUS e TOM: Quem gosta de cantar, brincar e fazer amigos vai curtir estes nomes: eles homenageiam os músicos e parceiros Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Os dois são da turma que criou a Bossa Nova, movimento que fez todo mundo conhecer e cantar as belezas do Rio. Uma dupla bem afinada, como os nossos mascotes.

Fonte: globoesporte.com – Postado às 21:20

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

FLAMENGO É BICAMPEÃO DA SUPERCOPA DO BRASIL

Golaços, viradas, polêmica, expulsão de treinador, clima quente, disputa de pênaltis, goleiros em destaque... Em um jogão com todos os ingredientes dignos de uma final, o Flamengo venceu o Palmeiras nas penalidades por 6 a 5 neste domingo, após empate por 2 a 2 no...

ler mais