CLUBES DA LIGA DO NORDESTE FAZEM COM OS REPRESENTANTES DO PIAUÍ E MARANHÃO O QUE OS GRANDES CLUBES DO BRASIL FAZEM COM ELES NO BRASILEIRO

por | 5 nov 2016 | Copa Nordeste

Altos, River-PI, Sampaio Corrêa e Moto Club viviam dias de expectativa pela definição do valor das cotas de participação na Copa do Nordeste de 2017. A expectativa era que, pela primeira vez desde que clubes de Piauí e Maranhão passaram a disputar a competição, os times destes estados recebessem o mesmo valor que as demais agremiações. Isso, no entanto, foi descartado pelo presidente da Liga Nordeste, Alexi Portela, que cita o contrato assinado que previa três anos (2015, 2016 e 2017) sem recebimento de cotas para estas equipes. O repasse a times do PI e MA no próximo ano vai depender do que for cedido pelos outros 16 clubes quando os valores do torneio forem definidos.

Maranhão e Piauí passaram a participar da Copa do Nordeste a partir da edição de 2015. Essa entrada, no entanto, sofreu resistência por parte dos clubes filiados na Liga do Nordeste, que temiam a redução de receitas, uma vez que os valores arrecadados teriam que ser divididos por mais equipes. Então, como condição para que os dois estados se juntassem ao demais, um contrato foi assinado, prevendo a participação dos times maranhenses e piauienses sem receber as cotas na primeira fase.

No entanto, após um apelo dos clubes junto à CBF e consentimento dos outros estados da Liga do Nordeste, os times de Piauí e Maranhão passaram a receber cotas em 2016, embora menores que os demais. Enquanto para as outras equipes participantes da primeira fase os valores repassados foram de R$ 505 mil, os representantes dos dois estados receberam apenas R$ 300 mil cada. Em 2017, a situação de repasses menores deve se repetir.

– Os valores não serão iguais. O contrato foi assinado por três anos. Depois disso é que sentaríamos para definir a situação nos anos seguintes. Pelo contrato seria nada, mas os clubes aceitaram que fossem pagos valores menores  – explica Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste.

Há uma reunião marcada para o dia 6 de dezembro, em Recife, entre os clubes participantes e a Liga do Nordeste para definir o valor das cotas de participação deste ano. Existe uma previsão de que o valor seja maior do que o de 2016. O que será repassado para os times do Maranhão e Piauí, no entanto, será definido pelos demais clubes.

– Quem vai definir os valores serão os clubes, não a Liga. Vamos ver quanto conseguiremos de patrocínio, tira as despesas de transporte e hospedagem e o restante é dividido, a Liga não fica com nada – ressalta Portela.

Os representantes de Piauí e Maranhão dividem grupos na primeira fase da Copa do Nordeste de 2017. Na chave B, Altos e Moto Club jogarão contra Fortaleza e Bahia. River-PI e Sampaio Corrêa estão na chave C, ao lado de Juazeirense-BA e Sport.

Fonte: Globoesporte.com – Postado às 11:44

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas