Presidentes dos clubes do interior e representantes de Sport, Náutico e Santa estiveram presentes (Foto: Lucas Liausu)
A Federação Pernambucana de Futebol se reuniu na tarde de ontem, terça-feira com os 12 clubes da Série A do Campeonato Pernambucano para discutir e definir a fórmula de disputa e o regulamento do torneio do próximo ano. O encontro aconteceu na Arena Pernambuco e o ponto principal em pauta foi a situação do Santa Cruz, que não disputará a Copa do Nordeste e por isso precisaria jogar a primeira parte do Estadual. No entanto, por uma proposta da própria FPF e aprovada com ressalvas pelos clubes, ficou decidido que o clube coral só entra no Campeonato Pernambucano no hexagonal do título. A entidade alegou ter recebido um documento da Confederação Brasileira de Futebol afirmando que equipes das Séries A e B não podem começar a jogar antes do mês de fevereiro.
Desta forma, o Campeonato Pernambucano de 2015 teoricamente terá a mesma fórmula do torneio deste ano, mas com o primeiro turno sendo disputado por apenas oito clubes e não mais por nove. Como o Salgueiro jogará a Copa do Nordeste, só entra no Estadual também no chamado hexagonal do título. Atlético-PE, Central, Porto, Serra Talhada, Vera Cruz, Ypiranga, América e Pesqueira começam a disputa em dezembro e disputam duas vagas no hexagonal que já tem Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport. Os seis que não se classificarem formarão o hexagonal do rebaixamento.
A entrada do Santa Cruz já no segundo turno do Campeonato Pernambucano não agradou os demais concorrentes. Se sentindo o principal prejudicado, o presidente do Salgueiro, Clebel Cordeiro, lamentou o novo regulamento e o classificou como um desrespeito ao estatuto do torcedor.
– A CBF enviou um documento dizendo que clubes das Séries A e B não podem disputar o campeonato em janeiro por causa das férias. Eu contestei isso porque acho que o clube tem que ser penalizado. Aceito que os jogadores não atuem, mas o clube não. Acho um desrespeito com o estatuto do torcedor porque o Santa Cruz teria que correr o risco de rebaixamento.
No Campeonato Pernambucano deste ano, o Salgueiro derrotou o Santa Cruz na disputa de 3º e 4º colocado e acabou conseguindo uma vaga para a Copa do Nordeste. Neste ano, o Carcará precisou disputar o Estadual desde o começo e esse era o pleito do clube.
Mudanças de critérios nas semifinais e finais
Encabeçados por Sport, Náutico, Santa Cruz, Salgueiro e Pesqueira, os clubes votaram e aprovaram uma mudança no critério de desempate nas semifinais e finais do Campeonato Pernambucano. Ao contrário do que aconteceu neste ano, quando eram analisados apenas os pontos conquistados nas partidas decisivas, desta vez o saldo de gols entrará em cena. Assim, caso o primeiro jogo termine com a equipe A vencendo por 2 a 0 e o segundo tenha a equipe B como vencedora por um placar de 2 a 1, por exemplo, a equipe A garante presença na final por conta do saldo de gols (3 a 2).
As datas
Com o presidente da FPF Evandro Carvalho na China acompanhando a seleção brasileira, a entidade foi representada na reunião pelo diretor de competições Murilo Falcão, que já confirmou todas as datas do torneio.
– O primeiro turno começa no dia 7 de dezembro e vai até 29 de janeiro. O outro começa no dia 1º de fevereiro e acaba no dia 6 de maio, que é a véspera de começo do Campeonato Brasileiro.
Fonte: globoesporte.com – Postado às 13:13