RANKING DE OUTUBRO DA FIFA VAI DEFINIR CABEÇAS DE CHAVES DA COPA, BRASIL SERÁ UM DELES

por | 14 set 2017 | Copa do Mundo

Atual segundo do ranking da Fifa, Brasil está confirmado como cabeça de chave na Copa do Mundo (Foto: Diego Guichard)

A Fifa divulgou nesta quinta-feira o critério para escolher os cabeças de chave da Copa do Mundo de 2018. Assim como nos últimos dois Mundiais, o ranking da Fifa de outubro (a ser divulgado no dia 16/10) será definitivo para o sorteio. Os sete primeiros colocados, mais a Rússia (país-sede), terão o privilégio na cerimônia marcada para o dia 1º de dezembro, em Moscou.

A ideia é evitar que os pontos conquistados na repescagem (disputada em novembro) tivesse influência na escolha dos cabeças de chave.

Isto significa, portanto, que o Brasil já está confirmado como cabeça de chave, assim como a Alemanha que deverá garantir sua classificação em breve, provavelmente a Bélgica também estará na lista. Portugal e Argentina, terceiro e quarto do ranking atual, ainda correm o risco de não irem à Rússia.

A Fifa manterá a ordem do ranking também para a definição de todos os potes, assim como servirá para apontar os confrontos da repescagem na Europa.

O princípio do sorteio permanece inalterado. Ou seja, seleções de uma confederação não poderão ficar no mesmo grupo, com exceção daquelas da Uefa. Afinal, são 14 equipes europeias, número maior que as oito chaves da competição.

Esta será a penúltima Copa com 32 seleções no formato de oito grupos de quatro (A a H), com duas equipes avançando às oitavas de final. Ela será ampliada para 46 em 2026.

Fonte: Globoesporte.com- Postado às 13:18

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas