Reunião na FPF com clubes do estado para definir Campeonato Pernambucano 2017 (Foto: Malu Veiga)
Campeonato Pernambuco de 2017 tem novidades. A primeira delas é que o primeiro turno, que neste ano contou com oito times participantes, terá nove, com o Salgueiro, que não vai para a Copa do Nordeste, assim só participa da competição a partir do Hexagonal – formada agora por Sport, Santa Cruz e Náutico. A outra mudança diz respeito à arbitragem. Antes definidos por sorteios, os comandantes dos confrontos vão ser escolhidos a partir de uma audiência pública, por meio de uma pontuação recebida ao longo das partidas. No mais, as regras são as mesmas deste ano.
Há outras possibilidades estudadas pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), em consenso com os clubes pernambucanos. Uma é a implementação do que é chamado de “árbitro de vídeo”, que deve atuar em lances específicos em caso de dúvidas, como gols, pênaltis e impedimentos. Questionado se método garantiria acertos totais da arbitragem, o presidente da escola de arbitragem Emanoel Serapião foi enfático:
– 100%? Não. Nada é perfeito, na arbitragem não seria. Estamos buscando a perfeição.
A outra possibilidade é que haja a diminuição do número de rodadas por causa de uma alteração no calendário internacional. No entanto, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, garantiu que já entrou em discussão com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
– São 14 datas. Existe uma possibilidade, que não devemos aceitar sob nenhuma hipótese, de redução de datas do Estadual. Houve um movimento de redução para 12. Já nos posicionamos contra e acreditamos que serão mantidas. Mas, se forem 12, você teria que retirar uma partida da semifinal e uma da final – no caso, as duas partidas seriam sem o jogo da volta – garantiu o Evandro Carvalho.
Assim, a fórmula é semelhante a do ano passado. O primeiro turno começa no dia 4 de janeiro e o segundo, no dia 29 de janeiro, terminando em 30 de abril. O duelo inaugural do Hexagonal é o Clássico das Emoções, entre Santa Cruz e Náutico.
Os grupos da primeira fase já foram fechados: Salgueiro, Atlético-PE e Belo Jardim; América-PE, Serra Talhada e o campeão da Série A2; e Central, Vitória e o vice-campeão da Série A2, que ainda não foram definidos.
Para o presidente da FPF, a fórmula é repetida pelo seu sucesso, que vem sendo replicado por outros estados, como Rio de Janeiro e Bahia. Segundo Evandro, a FPF é pioneira na hora de instituir o método da audiência pública, no lugar do sorteio. Segundo ele, novo modelo prioriza qualidade da arbitragem.
– Nós fomos os primeiros a obter a autorização para instituir o método da audiência pública, que serve para identificar por critérios de mérito de qualidade técnica os árbitros que estejam em melhores condições para apitar. Com isso, a gente eliminaria o risco do sorteio, que é aleatório e priorizaria a qualidade de rendimento do árbitro.
Fonte: Globoesporte.com – Postado às 22:33