NOVA COPA NORDESTE EM 2018 ESTÁ DEFINIDA

por | 14 fev 2017 | Copa Nordeste

Bahia e Santa Cruz fizeram uma das semifinais da Copa do Nordeste em 2016

A Liga do Nordeste, em reunião realizada nesta terça-feira, na sede da CBF, decidiu antecipar as mudanças na Copa do Nordeste para a próxima temporada. A competição terá a redução do número de clubes na fase de grupos já a partir de 2018, e contará com outro mata-mata além das fases decisivas: o “pré-Nordestão”.

Quem confirmou as alterações no torneio foi o presidente da Liga, Alexi Portela, que encabeçou o encontro no Rio de Janeiro. Em contato com o blog, o dirigente afirmou que a Liga chegou a um acordo com CBF, federações e clubes para manter os 20 times nas próximas edições, mas com a fase de grupos composta por 16 equipes.

Com isso, os nove campeões estaduais e os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará terão vagas diretas. Os outros quatro integrantes serão conhecidos após um mata-mata composto pelos oito times restantes – os seis vice-campeões restantes, além dos terceiros colocados da Bahia e de Pernambuco.

No entanto, a mudança para 2019 é ainda mais drástica, pelo menos na escolha dos representantes. Os campeões estaduais terão a companhia de um pernambucano, um baiano e um cearense melhores posicionados no ranking da CBF. As quatro vagas restantes continuarão sendo definidas através de mata-mata, desta vez com a participação de oito equipes, com exceção do Ceará, também conhecidos através do ranking.

A discussão sobre as mudanças acontecia nos bastidores há alguns meses, mas os organizadores da competição só chegaram a um acordo com clubes e federações nesta terça – existia o consenso de que a Copa do Nordeste estagnou seu crescimento de média de público, muito em virtude de jogos menos atrativos na primeira fase.

Por contrato com a CBF, o Nordestão está garantido no calendário do futebol nacional até 2022. Para dar mais longevidade à competição, a Liga do Nordeste sabia que precisava mudar o atual cenário.

Fonte: ESPN.com.br – Postado às 23:05

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas