VENCEDOR DOS DOIS TURNOS DO CARIOCA PODE NÃO SER O CAMPEÃO ESTADUAL DE 2017

por | 2 nov 2016 | Carioca

euricoCarlos Eduardo Pereira, à esquerda, e Eurico, à direita, observam Rubinho falando (Foto: Úrsula Nery/Ferj)

Os clubes votaram e aprovaram por unanimidade na tarde desta terça-feira, em arbitral na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), alterações no regulamento do Campeonato Carioca de 2017. A mudança inclui a fórmula de disputa, passando a estabelecer uma fase preliminar – a partir de 11 de janeiro – e a competição principal com somente 12 clubes. A fase preliminar terá seis equipes: o 11º (Tigres), 12º (Portuguesa), 13º (Cabofriense) e 14º (Bonsucesso) colocados da competição em 2016, além de Nova Iguaçu e Campos, que subiram da Segunda Divisão estadual. Duas delas avançam para a fase principal, e as outras quatro disputam quadrangular contra o rebaixamento – as duas últimas colocadas caem, e caso haja empate em todos os quesitos entre 2ª e 3ª colocadas, haverá jogo extra.

Havia um obstáculo para as mudanças: o regulamento vigente é de dezembro de 2015 e, pelo Estatuto do Torcedor, só poderia ser alterado após dois anos. Por isso, a Ferj fez um pedido formal ao Conselho Nacional do Esporte (CNE), que não se opôs às mudanças.

Perguntado como conseguiu chegar a um consenso com clubes que se julgavam prejudicados com a mudança, caso de Campos, Nova Iguaçu e os times que terminaram na 11ª, 12ª, 13ª e 14ª colocações do Carioca 2016, Rubinho falou em “entendimento” e comparou a fórmula do estadual com a da Libertadores.

Logo no começo da fase principal, no dia 29 de janeiro, Vasco e Fluminense se enfrentam pela 1ª rodada da Taça Guanabara. Confira a divisão dos grupos:

– Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira, Macaé e classificado em 2º lugar na fase preliminar
– Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Bangu, Resende e classificado em 1º lugar na fase preliminar.

Na fase seguinte à preliminar, disputada a partir de 28 de janeiro, haverá a realização de dois turnos – Taças Guanabara e Rio – com semifinais e finais em jogos únicos, mas com novo modelo de classificação. Os campeões de cada um, que antigamente avançavam direto para a final do Estadual, agora garantem vaga para as semifinais da competição. Os outros dois semifinalistas serão as equipes melhores colocadas na classificação geral além das campeãs dos turnos – as semifinais e finais de turno não contam pontos para esta classificação. Caso um time vença os dois turnos, os três melhores classificados completam a disputa por vagas na grande decisão.

Nas semifinais dos turnos, os times com melhores campanhas nos grupos terão vantagem do empate. Na semifinal do campeonato, quem avança com igualdade no placar serão os campeões de cada turno. Em nenhuma final há a vantagem do empate. A semifinal geral será realizada em jogo único, enquanto a final terá ida e volta.

Fonte: Globoesporte.com – Postado às 09:47

Sobre o autor

Sérgio Leandro

Administrador de Empresas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, Instrutor de cursos na área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal, atuando como Gerente de RH de uma Empresa de Médio Porte. Estudioso em futebol association e idealizador do Bolão Bola na Trave.

Siga-nos

Postagens Relacionadas

DE VIRADA FLAMENGO É CAMPEÃO CARIOCA

DE VIRADA FLAMENGO É CAMPEÃO CARIOCA

Flamengo conquista seu 34º título carioca Freguesia? Que nada! Neste domingo, o Flamengo arrancou uma emocionante vitória de virada por 2 a 1 sobre o Fluminense e sagrou-se campeão do Campeonato Carioca pela 34ª vez na história. Na primeira partida, os rubro-negros...

ler mais